Colégio Web

Sedentarismo x Atividade física

Publicidade

Você sabe o que é sedentarismo (baixa atividade física)? Vamos entendê-lo, ver quais as consequências para a nossa saúde e o como mudar essa realidade!

O que é sedentarismo?

O sedentarismo é considerada a doença do século, pois com a correria do cotidiano as pessoas não encontram tempo para a realização de uma atividade física. Além de que muitas pessoas não gostam de frequentar academias, outras gostariam de praticar esportes ou atividade física ao ar livre, mas a violência é um motivo que desmotiva as pessoas. Outras pessoas já se acomodam e preferem o conforto de uma vida moderna (sentado diante do computador).

Entendemos como sedentarismo a falta ou ausência de atividade física ou esportiva. Sendo assim, uma pessoa que não pratica nenhuma atividade física durante a semana é considerada uma pessoa sedentária ou que possui hábitos sedentários.

Sedentarismo x Atividade física

Quais as consequências do sedentarismo para a saúde

O sedentarismo pode proporcionar várias doenças devido à ausência de atividade física como a perda de flexibilidade das articulações, hipotrofia das fibras musculares, o aumento do colesterol, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e a falta de condicionamento físico.

Como mudar essa realidade?

Primeiramente, é necessário que o sedentário tenha em mente que precisa alterar os seus hábitos de vida de acordo o seu estilo de vida e o seu tempo disponível.

Qualquer pessoa pode iniciar uma atividade física como corrida, ciclismo, skate, patinação, caminhada, jogar bola, pedalar, nadar e muito outros. Além de que existem vários outros esportes mais radicais para quem gosta de perigo e muita adrenalina.

Antes de iniciar qualquer atividade física é necessário o acompanhamento de um médico e a realização de exames para saber se tudo está bem. Além de que somente um especialista poderá lhe indicar a melhor atividade física.  Lembre-se que nem todos os exercícios podem ser realizados por todas as pessoas.

Sedentarismo Atividade física

Comece a pedalar!

Você sabia que  ao pedalar por cerca de 40 minutos, você perde em cerca de 300 calorias.  Além de que andar de bicicleta pode proporcionar melhora na circulação sanguínea, combate à depressão e ao estresse do cotidiano, ajuda a manter o peso adequado, além de tonificar as pernas e as panturrilhas.

Deve-se respeitar o seu limite e realizar alongamento antes de iniciar um passeio de bicicleta e após pedalar também. Para pedalar, é preciso estar com o equipamento adequado como luvas, capacete, roupa adequada e confortável e um tênis.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados