Colégio Web

Como se joga Rouba-Bandeira?

Em Rouba-Bandeira, as equipes devemse empenhar em atravessar o território do time oponente, com cuidado, para tentar pegar a bandeira que está lá. Confira!

Publicidade

Jogos de videogame, televisão, DVD, computadores e, até mesmo, a violência das grandes cidades fazem com que muitas crianças precisem ficar em casa ou em ambientes mais fechados para brincar e se divertir, seja sozinha ou com amiguinhos. Isso é visto com ressalvas por especialistas em educação e em desenvolvimento infantil, pois afirmam que a criança precisa conviver socialmente para que possa se estruturar como indivíduo, sabendo lidar com as diferenças, além de levar uma vida mais saudável.

Além disso, pessoas da terceira idade e adultos, lembram-se de como a diversão infantil era em outras gerações, com muito contato entre as pessoas, estímulos a laços de afeto desenvolvidos presencialmente e contato com ambientes ao ar livre.

Para mudar um pouco essa perspectiva, resolvemos sugerir uma brincadeira, bastante antiga, na qual crianças – e adultos que gostam de manter viva sua criança interior – poderão brincar e se divertir a valer, como se estivessem em tempos onde a diversão consistia em outro tipo de atividade, mais humana e presente.

Trata-se da clássica brincadeira do Rouba-Bandeira. Consegue se lembrar? Bem, há muitos nomes que definem a mesma atividade: Pique-bandeira, bandeira, bandeirinha, bimbarra, capture a bandeira, barra bandeira, rouba lata, entre outros. Claro que você, se nasceu há mais de duas décadas conhece e com certeza adorará reviver essa divertida brincadeira com os pequenos, que irão adorar conhecer um mundo totalmente novo! Vamos lá?

Esse é o tipo de atividade que estimula fortemente a agilidade de raciocínio, além da estratégia de jogo, para conquistar a vitória, além da própria socialização e do espírito de equipe, tão importante às crianças.

A faixa etária ideal para essa brincadeira é acima de 8 anos. Recomenda-se que o Rouba-Bandeira seja feito em um lugar ao ar livre, como campo, quadra, rua sem grande movimento, galpão, praia, entre outros.

Rouba-Bandeira

Como jogar Rouba-Bandeira?

O número mínimo de jogadores é de 4, mas o ideal é que seja superior a 8, o que deixará a disputa bem mais interessante e animada. Uma observação: o importante é que o número de participantes seja par, para que os dois times fiquem em igualdade de condições.

O material exigido é muito simples: 2 panos, cada qual de cor diferente ao outro, para distinguir bem a quem pertence cada um e qual deve ser protegido pela equipe. 1 giz, para demarcar o chão, definindo o espaço de cada time.

Assim que forem separadas, as equipes deverão se empenhar em atravessar o território do time oponente, com cuidado, para tentar pegar a bandeira que está lá, protegida e sair do espaço sem ser pego pelas pessoas dessa equipe – caso aconteça, cabe aos membros da equipe que sofreu a baixa, se organizar para resgatá-lo. Tudo isso sem deixar que a bandeira da própria equipe seja roubada. Emoção pura, não é mesmo? O time vencedor é o que conseguir levar a bandeira do adversário para a sua equipe.

Como variação dessa proposta básica da brincadeira, o Rouba-Bandeira também pode ser feito, por exemplo, sem demarcar o espaço exato de cada equipe, ou ainda, fazer mais de uma bandeira para cada time, o que fará com que a partida dure muito mais tempo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados