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Esportes que não forçam o joelho

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Na hora de praticar esportes, muitos encontram dificuldades em se adaptar a alguns exercícios por conta de antigas lesões ou problemas de saúde. Um dos problemas mais comuns se relaciona com as articulações, que sofrem lesões constantes graças aos grandes impactos aos quais são expostas. Os joelhos, responsáveis pela sustentação do corpo, são os que mais acabam sofrendo com as atividades físicas em alta intensidade.

As lesões, que podem ser causadas por quedas, doenças ou apenas pelo impacto da frequência e intensidade nos exercícios praticados pelo atleta, acabam afetando o rendimento do individuo na pratica esportiva e até afetando sua motivação em continuar se exercitando. Com os movimentos certos, uma postura adequada e um ritmo cauteloso, os exercícios podem beneficiar os atletas e permitir que eles possam praticar qualquer atividade física que possa fortalecer sua musculatura.

Hidroginástica

A hidroginástica é o exercício mais indicado, pois não agride os joelhos, sem causar impactos nas articulações. Além deste exercício, é seguro pensar em atividades que desenvolvam a parte anterior da coxa e exercitem a contração dos músculos, como exercícios isométricos e vários outros que não envolvam o dobramento dos joelhos. É importante trabalhar com curtos ângulos de movimentação do joelho, atentando a dor e não forçando mais do que parece possível suportar.

Exercícios de agachamento, com pesos ou que envolvam grandes angulações de movimento são contra indicados, podendo agravar o quadro inicial e prejudicando os treinos. Atividades aquáticas, que não exigem muita força e flexão, feitos da forma menos brusca e intensa possível, são ideais. O movimento por tempo prolongado ou repetitivamente pode desencadear dores ainda mais intensas e até mesmo agravar as lesões do individuo. É necessário atentar-se aos exercícios onde as pernas recebem fortes cargas de movimentos articulares.

Bambolê

A musculação pode ser feita, contanto que acompanhada por um especialista, com liberação médica e supervisão constante de um profissional. Dependendo do caso, certos exercícios são recomendados para o fortalecimento das articulações, melhorando a dor, mas isso depende da análise clínica da situação de cada atleta.

Uma lista de calçados e acessórios contribuem para que a prática de atividades física fique o mais confortável possível aos indivíduos com problemas desse tipo. O ideal é evitar o desgaste, que pode levar a vários outros traumas, já que o joelho está constantemente vulnerável a outras lesões. Procure um médico ortopedista ou educador físico para estudar o tipo de exercício que você pode praticar, de acordo com suas necessidades.

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