Colégio Web

Quais alongamentos fazer antes de uma atividade física

Publicidade

Existem diversos exercícios físicos, todos com suas subjetividades e benefícios singulares, e muitos educadores físicos, personals trainers e especialistas no assunto dizem que, por conta da variada quantidade de atividades física, existem também vários tipos de alongamento cada qual com maior aproveitamento para diferentes tipos de atividades. Neste artigo veremos alongamentos característicos para diversos esportes.

Alongamento específico

Este tipo de alongamento é considerado o mais apropriado para se fazer antes de praticar algum esporte. Ele consiste na realização de movimentos semelhantes a da atividade que será exercida e no alongamento da parte do corpo que mais será usada, exemplos: no caso de você ir praticar vôlei, faça movimentos com o braço como se você estivesse cortando uma bola, agache-se fingindo estar tentando salvar uma outra bola, estique os braços, ou coloque-o reto na frente de seu peito e com outro encoste sua mão no que está esticado e tente encostá-lo no peito.

alongamento educação fisica

Com este alongamento você adequa-o para a sua necessidade, basta saber quais tipos de movimentos são mais utilizados na atividade em questão, identificar a parte do corpo que mais se usa e alongar-se. É importante lembrar que é bom alongar o corpo todo, em qualquer esporte, mesmo que em usos menos excessivos o corpo todo é exigido.

Alongamento dinâmico

Sabe aquelas elevações dos joelhos, onde você tenta aproximá-lo ao máximo do seu peito? Ou quando giramos nosso tronco de um lado para o outro com nossa perna estática no chão? Pois bem, este é o alongamento dinâmico, ele ajuda na mobilidade de suas juntas e do restante do corpo. Esportes mais dinâmicos pedem alongamentos deste tipo, apesar dele ser bom para qualquer atividade física, ter uma boa mobilidade é sempre bom.

Alongamento estático

Ao contrário do anterior, neste as únicas parte do corpo que são alongadas são os músculos, o resto permanece parado. É o modo de se alongar mais conhecido, fazer isso por trinta minutos é ideal, mais que isso pode prejudicar a sua prática física. Ele é recomendado para esportes com menos contatos físicos, se for fazê-lo para a prática de uma atividade que envolva bastante atrito recomenda-se fazer outro tipo de alongamento também.

alongamentos

Alongamento passivo

Ele necessita de uma pessoa ou algum aparelho, são alongamentos que requerem um pouco mais de elasticidade do que os demais portanto conhecer o limites do seu corpo é essencial.

Polêmica do alongamento

A discussão que existe neste meio não é se alongamento é bom ou ruim, mas sim a hora certa de se fazê-lo. Todos os especialistas dizem que o alongamento é para a saúde, mas alguns acreditam que por ele relaxar o músculo na hora de se fazer uma atividade física isto pode fazer com que você fique mais propício a ter lesões.

Outros acreditam no contrário, se você fizer alguma atividade com seus músculos contraídos o baque que ele pode sofrer ao realizar um esforço grande, por exemplo, pode causar algum rompimento e acabar tendo uma lesão, o fato é que a ciência ainda não conseguiu provar nenhuma das duas hipóteses, nem desmenti-las, por isso a escolha é sua. Se acreditar que é bom fazer, faça; se preferir não fazer, não faça.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados