Colégio Web

Dicas para uma reabilitação perfeita

Publicidade

A reabilitação esportiva é bem diferente da reabilitação tradicional, afinal ela é um conjunto de exercícios e modalidades terapêuticas com o objetivo de restaurar o esportista ao seu nível normal, ou até levando o atleta para um nível de condicionamento maior do que ele tinha antes de sofre a lesão.

Entretanto, para que essa vantagem seja obtida após a lesão, é importante levar em conta a força muscular, potência, flexibilidade e resistência, assim como equilíbrio e propriocepção. Vale lembrar que casa processo de reabilitação deve suprir as necessidades individuais do atleta.

Exercícios para uma reabilitação perfeita

Confira agora alguns exercícios que podem fazer a reabilitação do atleta ser mais rápida e eficaz.

Dicas para uma reabilitação perfeita

Exercício Passivo

O exercício passivo auxilia os movimentos articulares fisiológicos e acessórios se restaurarem. A atividade é feita por meio de aplicação de alguma força externa e com mínima contração. Esses movimentos necessários podem ser feitos pelo terapeuta ou por algum dispositivo mecânico e também os movimentos acessórios podem ser restaurados através de mobilizações ou manipulações articulares.

Exercício Estático

São contrações isométricas que usa a força para restringir o movimento e sem alterar o ângulo articular. Esse exercício não é muito eficiente para aumentar a força, pois isso fica limitado ao ângulo articular no qual aconteceu a contração. No entanto, no inicio da reabilitação, esse é o único exercício autorizado.

Contração concêntrica e excêntrica

A contração concêntrica é onde acontece o encurtamento das fibras musculares e redução do ângulo da articulação. Já a contração excêntrica é onde o músculo é resistente ao seu próprio alongamento, fazendo com que o ângulo articular aumente durante a contração.

Exercício Ativo

É um movimento voluntário intencional que é feito pelo atleta, com ou sem resistência. Ele pode ser acompanhado por um terapeuta ou resistido.

Exercício Dinâmico

No exercício dinâmico tem o Isotônico que é o comprimento real do músculo que se altera quando  mesmo produz ou resiste a uma modificação do ângulo articular. Além disso, neste exercício a resistência é constante.
Outro exercício que faz parte do dinâmico é o Pliométrico, que são treinamentos ou exercícios destinados a juntar força e velocidade do movimento, de forma a produzir resposta muscular explosiva e reativa.

Outras técnicas

Além dos exercícios acima, a fisioterapia dispõe de alguns recursos de tratamento, são eles: cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, estabilização segmentar, bandagem funcional e controle progressivo do retorno à prática esportiva com musculação e Pilates.

reabilitação perfeita

Objetivos do tratamento terapêutico

Dentre os principais objetivos do tratamento terapêutico estão:

  • Eliminar a dor;
  • Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
  • Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação;
  • Previnir as lesões esportivas e aparecimento;

Dicas psicológicas para ajudar na reabilitação

Também existem técnicas psicológicas para ajudar na reabilitação do esportista. Nesse âmbito inclui auxiliar o atleta a lidar com as emoções negativas, a controlar a situação e a guiá-lo na busca por recursos necessários para a reabilitação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados