Colégio Web

Benefícios e Dicas para Caminhadas

Você está cansada dessa vida sedentária, mas não gosta de academia? Então, uma ótima opção para iniciar suas atividades físicas é a caminhada. Confira!

Publicidade

Você está cansada dessa vida sedentária, mas não gosta de academia ou de exercícios repetitivos e pesados? Então, uma ótima opção para iniciar suas atividades físicas é a caminhada.

A caminhada é uma atividade física que pode ser realizada a qualquer horário e em qualquer lugar. É uma atividade bastante democrática, pois não tem limitação de idade, sexo e lugar; basta ter boa vontade para iniciar.

Esse é um exercício de baixa intensidade e pode oferecer a você muitos benefícios à saúde tanto sob os aspectos físico quanto ao mental. Além de garantir uma vida mais ativa, com maior qualidade de vida e bom humor.

É uma atividade que precisa apenas de um par de tênis e uma roupa confortável para começar a andar, andar e andar, e não mais parar! Você sabia que a caminhada é um exercício aeróbio? O que é exercício aeróbio?

Esse tipo de exercício utiliza o oxigênio para produzir energia estimulando os músculos em atividade. É um exercício de longa duração, baixa intensidade e contínuo.

Alguns dos exercícios aeróbios são: caminhar, pedalar, nadar e dançar. Não é uma atividade exaustiva, é tranquila e você pode parar quando sentir vontade respeitando seus limites sempre.

caminhada

Benefícios da Caminhada

A caminhada trabalha ao mesmo tempo vários músculos do corpo. É uma atividade que estimula a função do sistema cardiorrespiratório e vascular, aumenta o metabolismo, a capacidade cardíaca e pulmonar, ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol. Além de que, queima as indesejáveis gorduras, ajuda a diminuir o peso, e a ficar com o corpinho malhado!

Qualquer atividade física estimula no cérebro a liberação de endorfina (hormônio), que proporciona a sensação de bem-estar, de felicidade e alegria.

Você pode começar mudando alguns hábitos como ir ao mercado a pé, levar o seu animal para passear, caminhar no parque, na rua e onde a sua imaginação permitir.

Vamos lá! Ficou animada para começar?

Dicas para aproveitar a Caminhada

Em dias quentes, se for caminhar ao ar livre, separe algumas roupas leves, passe o filtro solar e pegue os óculos escuros. Prefira caminhar em horários de pouca incidência de sol, quanto mais cedo melhor! A ação dos raios ultravioleta não fazem nada bem à pele, portanto fique bem longe deles. Leve e beba água enquanto realiza a caminhada, pois o corpo precisa estar hidratado.

Lembre-se que nenhuma atividade pode ser realizada em jejum. Alimente-se bem! Consuma alimentos que contenham carboidratos e proteínas; eles são essenciais para repor as energias.

Antes de iniciar qualquer atividade física um médico deve ser consultado. Realize os exames necessários indicados pelo médico. Em caso de alguma doença inicial somente os exames poderão demonstrar o tratamento correto e quando as atividades poderão ser iniciadas.

Frequência da Caminhada

Também é importante iniciar as atividades aos poucos, ou seja, sem exigir muito dos músculos.  Não se esqueça de alongar após a caminhada. O alongamento é muito importante para esticar os músculos, relaxar a musculatura, alongar e colocar a coluna no lugar.

Agora que você já sabe de todos os benefícios da caminhada e leva uma vida sedentária o que acha de começar? Procure um médico, faça os exames solicitados e vamos lá! A saúde em primeiro lugar!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados