Colégio Web

Aspectos da População amazonense

Publicidade

Aspectos da População amazonense 

Contribuição Étnica

Uma cidade marcada pelos traços culturais, políticos e econômicos herdados dos portugueses, espanhóis e franceses. Manaus cresceu assim, marcada pelos ciclos de exploração predatória do capitalismo de arribação. Mas, voltando um pouco na história do estado, não se pode esquecer a importância dos ameríndios no quesito contribuição étnica. Foram eles que iniciaram a ocupação humana na Amazônia, e seus descendentes caboclos desenvolveram-se em contato íntimo com o meio ambiente, adaptando-se às peculiaridades regionais e oportunidades oferecidas pela floresta.

E essa dualidade indígena e cabocla transformou em tradição três elementos:

O rio – Usado como via de transporte, fonte de água, viveiro, entre outros.

A várzea – Utilizada como base do trabalho agrícola dos roçados, formando o sistema regulador do plantio, da colheita e da pesca em função da dinâmica das cheias e vazantes dos rios.

A floresta – Utilizada para fornecer suprimento de caça, frutos, alimentos, drogas, madeiras e cipós.

Esses elementos moldaram o sistema de vida dessas populações que ocuparam a Amazônia por primeiro, criando, a partir daí, seus próprios utensílios, instrumentos, suas técnicas, seus mitos e valores. Os aspectos físico-geográficos influenciaram no estabelecimento das relações do homem com o homem e deste com o meio ambiente.

Valendo-se da herança da cultura indígena e cabocla, os povos da Amazônia puderam conhecer as práticas agrícolas de roçados de mandioca e culturas de subsistência; técnicas de desmatamento e queimada para preparação do solo; coleta e extrativismo de produtos da floresta; hábitos alimentares baseados no complexo da mandioca (farinha dágua, farinha seca, tapioca, goma, tucupi, tacacá, entre outras); frutos silvestres como o tucumã, a pupunha, o açaí, a sorva, o bacuri e muitos mais; além do uso da caça de animais silvestres e do complexo alimentar do peixe.

Também se pode considerar herança dos primeiros habitantes o desenvolvimento de meios de transporte, os tipos de casa e de abrigos, o artesanato e a denominação de objetos, bichos, peixes, aves, plantas, rios e lugares conforme a toponímia regional.

É impossível contar parte da História do Amazonas ou fazer referência ao seu progresso sem falar do indígena e do caboclo.

DISTRIBUIÇÃO DA POPUKAÇÃO AMI FATORES DE INFLUÊNCIA

O Amazonas é o segundo Estado mais populoso da Região Norte, atrás apenas do Pará. Tem baixa densidade demográfica (com cerca da metade da população concentrada na capital), e a maior parte da população interiorana vive na beira-rio. Nas áreas periodicamente alagadas, é comum a construção de casas sobre palafitas (estacarias que sustentam as habitações ribeirinhas).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados