Colégio Web

Matisse e Renoir – Artistas mais famosos do pontilhismo

Publicidade

A arte retrata os valores e as técnicas usadas pelos artistas no decorrer dos tempos. Por volta do século XX, surgiu a pintura retratada pelas leis das cores e da visão.

Os artistas dessa época estudavam as formas e as cores para atribuir à pintura uma nova realidade. Após o impressionismo, que cultivava a arte ao ar livre através da representação da luz e da cor, os artistas buscaram, por meio da ótica e das figuras geométricas, a formação de novas figuras, ângulos e sombras, por meio de pequenos pontos juntos e uniformes, que foi chamado de pontilhismo ou divisionismo.

A obra que iniciou esse movimento foi feita pelo artista Georges Seurat e recebeu o nome de “Banhistas em Asnières” (1884). Nessa técnica, o método utilizado consiste em dividir os tons utilizando cores puras sem misturas. Quando o observador olha para a pintura, vê a obra com seus detalhes sem impressão dos pontos, pois a técnica por meio da luminosidade produz ao olhar uma ilusão ótica.

Mais tarde, novos precursores foram se interessando pela técnica e realizando muitas obras, enriquecendo a tradição da pintura francesa. Esses precursores foram Antonine Watteau, Eugène Delacroix e Auguste Renoir (com sua obra “Canoeiros em Chatou” em 1879).

Outros nomes da famosa arte francesa fizeram parte desse movimento e receberam influência dessa técnica em suas obras como Van Gogh, Gauguin, Henri Matisse e Henri Toulouse-Lautrec.

Principais artistas do movimento

Matisse

Henri Émile Benoît Matisse (1869 -1954)

Henri Matisse foi um grande artista francês que além de pintor, era escultor, gravurista e desenhista. É reconhecido como um dos líderes da arte moderna. Em sua arte, fazia referência à cor e ao desenho, e a luminosidade não tinha tanta importância. Era casado e teve três filhos, que posteriormente, serviam de modelo para seus quadros. Estudou Direito e se apaixonou pelas artes. É possível também notar influência do cubismo. Suas obras mais importantes foram: Banhista na margem de um rio, Flores e Prato de Cerâmica, Retrato de Yvonne Landsberg entre muitos outros.

Pierre Auguste Renoir (1841 – 1919)

Auguste Renoir como ficou conhecido era francês nascido na cidade de Limoges. Com 18 anos percebeu que o seu talento era a pintura. Estudou artes na escola de Belas Artes, e posteriormente, na academia do famoso pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Tornou-se um grande artista plástico e fez parte do movimento neoimpressionista. Teve a oportunidade de conhecer muitos outros pintores famosos da época como Claude Monet e Alfred Sisley. Como característica marcante de sua obra as cores fortes e brilhantes e expressões harmônicas revelam em suas pinturas os temas de pessoas do cotidiano e paisagens. Algumas de suas obras: Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de La Galette, Remadores em Chatou, As grandes banhista, entre muitas outras.

Renoir

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados