Colégio Web

Como artes cênicas ajudam no desenvolvimento da criança

Publicidade

Com um mundo cada vez mais automatizado e que cobra cada vez capacidades técnicas do ser humano, a arte tem ficado cada vez mais de lado na hora da educação da criança, o que é um grande erro não só por parte das escolas, mas também por parte dos pais.

Isso porque o teatro ou as artes cênicas podem ter um papel crucial no desenvolvimento de uma criança, desenvolvendo uma série de habilidades que não são trabalhadas no ambiente comum das salas de aula.

E para convencê-lo de que o teatro pode ser um incremento sem igual no desenvolvimento de uma criança, separamos aqui uma série de benefícios que a prática traz. Confira.

Aumenta a autoestima

Como artes cênicas ajudam no desenvolvimento da criança

Hoje em dia o número de crianças e adolescentes que sofrem com problemas de imagem e problemas de autoestima, ou mesmo questões mais graves, como depressão, está bem alto, principalmente quando comparados com números de alguns anos atrás.

E uma boa maneira de prevenir este tipo de problema é por meio do teatro. Isso porque o ritual de ser aplaudido após uma peça é algo que é de extremo benefício para a autoestima da criança, que começa a perceber o seu valor, a se sentir apreciado e a ter o seu trabalho reconhecido.

Ajuda na habilidade de socialização

A verdade é que a tecnologia tem separado as pessoas umas das outras cada vez mais. Isso porque as inúmeras maneiras de se comunicar online tem tomado o lugar do contato pessoal e das conversas olho no olho. Tudo isso resulta em crianças e futuros adultos que não sabem ser sociais e nem como se comportar perto de outras pessoas.

E é aí que entra o teatro. Por ser uma atividade completamente em grupo e que demanda a interação e o coletivo intensamente, ela trabalha o lado social da criança, que se torna mais acessível e mais suscetível ao convívio com o outro. A atividade pode até mesmo melhorar o convívio e as relações familiares.

Artes Cenicas

Desenvolve atividades cognitivas

O teatro, por meio de uma atmosfera mais lúdica, é capaz de desenvolver e muito as atividades cognitivas da criança. Isso porque a atividade trabalha intensamente com diversas disciplinas e aspectos, como a criatividade – por meio da montagem de cenários -, o raciocínio – para o desenvolvimento dos personagens -, e a memória, por meio dos textos que devem ser decorados.

Além disso, o teatro é multidisciplinar. Lá o seu filho aprenderá não só a atuar, mas também literatura, artes plásticas, música e muitos outros. Uma atividade que parece simples e puramente lúdica, mas que traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento do seu filho que não podem ser adquiridos dentro de uma sala de aula – ou atrás da tela de um tablet.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados