Vamos conferir os pintores que realizaram grandes obras que deram o início da arte moderna por meio de novas técnicas de pintura: o neoimpressionismo!

O artista neoimpressionista se preocupa com a luminosidade. A luz solar é o foco principal da obra! Eles costumam pintar ao ar livre, transformando uma praça em um perfeito ateliê. O artista pinta de forma subjetiva, retratando diversos temas do cotidiano como: corrida de cavalo, cenas de balé, restaurantes, o movimento das ruas, paisagens marítimas, pessoas se divertindo e muito mais.  O artista demonstra sua emoção utilizando a simetria, o contraste, o ritmo e a harmonia das cores e da pintura. O observador visualiza o todo.

As figuras pintadas nos quadros demonstram a época do movimento em que as figuras humanas são retratadas com suas vestimentas da moda, com a valorização dos gestos e a naturalidade dos traços.  O pontilhismo é a técnica utilizada por esses artistas que pertencem ao Movimento do Divisionismo.  Os autores mais consagrados desse movimento foram Georges Seraut, Paul Signac e Camille Pissarro.

Principais artistas do neoimpressionismo

Neoimpressionismo

Paul Signac – (1863 – 1935)

Paul Victor Jules Signac foi um importante pintor francês que representou o neoimpressionismo e a pintura pontilhista. Era filho de comerciante e podia se denominar como um pintor autodidata. Em 1880, Paul Signac admirou a exposição de Claude Monet e desse momento decide pintar de acordo os ensinamentos da lei das cores complementares, ressaltando o contraste das cores e a simetria das formas.  Alguns anos mais tarde torna-se amigo de Georges Seraut que lhe ensina a técnica do Pontilhismo, ou Divisionismo. Nessa mesma época os amigos fundaram a “Sociedade dos Artistas Independentes” e foi presidente da sociedade até sua morte. Juntos os amigos são os maiores pintores do neoimpressionismo. Algumas de suas obras: Women at the Well, The Porto of Saint – Tropez, The Papal Palace, Avignon, Grand Canal (Venice), Breakfast, Sunday entre muitas outras obras.

Georges Seurat (1859 – 1891)

O artista nasceu em Paris e a pintura foi a arte escolhida para seguir a sua carreira. Estudou desenho em várias escolas, inclusive na escola de Belas Artes de Paris. É um aluno exemplar e se interessou pelos estudos da geometria e da ótica que aplica em suas obras. É um artista do movimento neoimpressionismo francês e usa na sua pintura as técnicas do pontilhismo. Fundou juntamente com seu amigo Paul Signac a “Sociedade dos Artistas Independentes”, que incentivava exposições de novos artistas voltados para as novas técnicas. Faleceu em 1891 e deixou a obra inacabada “O circo” entre várias outras.

Seurat Neoimpressionismo