Colégio Web

As influências do Iluminismo em Portugal

1O Iluminismo foi iniciado em Portugal a partir do ano de 1688. As ideias Iluministas sobreviveram até 1820. Portugal tinha necessidade de manter ligações com o restante da Europa. Essas alianças garantiam prestígios à Corte e movimentavam os espaços culturais. A adesão ao racionalismo também era um fator crescente em toda aquela região.

Publicidade

A postural de Portugal fez com que o movimento cultural passasse a refletir sobre como envolver a consciência dos indivíduos a procurarem viver dias marcantes, com críticas e combate ao preconceito de qualquer ordem. O uso da Razão estava acima de todos os preceitos e recomendações.

Toda essa efervescência tinha raízes na França, com suas academias e salões debatedores de ideias. Marquês de Pombal, em Portugal, acabou sendo principal motivador de ideais Iluministas. Ele morou em Londres por um período longo e trouxe várias influências para a gestão do rei D. João V.

As influências do Iluminismo em Portugal.

a)O século XVIII representou para Portugal um período de evolução e de prosperidade no campo material e cultural. O ouro do Brasil marcou o crescimento econômico, e a absorção dos ideais do Iluminismo fez avultar a importância cultural. 

b) A figura dominante do período é o Marquês de Pombal, ministro de D. José I (1750 – 1777). Modelo de déspota esclarecido, impõe transformações significantes nos setores administrativo e educacional. 

c) Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil e retirou a educação da alçada religiosa, estimulando a divulgação das idéias científicas e fundando as primeiras escolas públicas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados