Colégio Web

As formas de colonização

1A colonização é o ato de colonizar, de colocar os indivíduos de um determinado local, país ou região são deslocados para outras áreas que estejam desabitadas ou com nativos. Ali passam a morar e são explorados na força de trabalho. Nas colônias, acaba sendo comum a existência de influências de cunho cultural, religioso e outros aspectos. Há um domínio do colonizador, mas é possível ainda que se observem trocas.

Publicidade

Há dois diferentes modalidades de colonização: a de povoamento e a de exploração. Aqui no Brasil, a modalidade exploratória foi predominante. Os representantes da monarquia de Portugal vieram para a colônia brasileira no ano de 1500. Daqui, retirou-se variadas riquezas naturais e minerais. Desde o ouro, ao diamantes e a madeira do pau-brasil. Para a produção de açúcar, toda a cana foi retirada. Os lucros eram dos portugueses. Não havia desejo de promover o desenvolvimento da colônia, mas apenas explorá-la.

O mesmo aconteceu com outros países da América que sofreram com a colonização promovida pela Espanha.

Colonização de povoamento

Neste caso, quem coloniza quer desenvolver algum tipo de melhoria na área colonizada. Para isso, cria leis, mantém organização e investimentos em estrutura. É o caso da colonização dos ingleses nos espaços dos Estados Unidos.

Ao longo da história, observamos alguns tipos de colonização:

Americana: é o caso dos Estados Unidos, protagonizada pela Inglaterra. Até mesmo a área do Canadá foi povoada por franceses e ingleses que quiseram transformar a região. Já no Brasil, temos outra modalidade. Assim como outras nações que usavam a língua espanhola da América (Argentina, México, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, nesses países a Espanha exerceu seu domínio.

Africana: nos países da África, o domínio foi quase que completamente exercido pelos europeus. Na modalidade de colônias de exploração, Portugal atingiu Angola, Moçambique e Cabo Verde. A África do Sul foi explorada pelos ingleses. Marrocos e Argélia receberam a França como principal colonizadora.

Oceania: a Austrália e a Nova Zelândia passaram pela colonização exploratória a partir do jugo da Inglaterra.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados