Colégio Web

México

México
Apesar de estar situado na américa do norte, o México é considerado um país latino-americano, pela sua evolução histórica e econômica. Possui uma área de 1.972.550 Km2, com fronteiras ao norte com os EUA, ao sul com a Guatemala e Belize, ao leste com o Oceano Pacífico, ao oeste com o Oceano Pacífico. 

Publicidade

Histórico O México era conhecido como nova Espanha, por causa da exploração do trabalho indígena e os grandes depósitos de prata, tendo o Peru como seu principal rival.
Em 1821 os crioulos (descendentes de espanhóis nascidos no México) descontentes com a administração colonial, desenvolveram um processo para a independência.
Em 1838 as tropas francesas tentam invadir o México. Em 1848 ocorreu a guerra com os estados unidos, devido à anexação do Texas. Em 1867 o México foi invadido pelos franceses, espanhóis e britânicos, no entanto, somente os franceses permaneceram, com isso eles inplantaram no território uma monarquia, entregando o trono ao austríaco (Maxiliano Habsburgo). Em 1876-1909 houve uma revolta onde Potifírio Díaz implementou uma ditadura, com isso as finanças sofreram algumas tranformações, os caponesses passaram a viver como escravos de latifundíarios e grande parte nos recursos minerais começam a ser comprados por capitais estrageiros. Em 1910, os camponeses no comando de Emiliano Zapata iniciam uma revolução. Em 1940, o país inicia sua posição na economia capitalista, com isso a implementação a reforma agrária e a expropriação de companhias estrangeiras. 

Aspectos naturais O Planalto Mexicano ocupa a porção central do México, onde está localizada a maior parte da população do país, é o centro econômico do México. Sua fronteira oriental é feita com a Sierra Madre Oriental, e a fronterira ocidental com a Sierra Madre Ocidental.
O norte e nordeste desta região apresentam desertos em extensão, que ocorrem devido à disposição do relevo que impede a invasão das massas úmidas. 

Aspectos Humanos O México é o segundo país mais populoso da américa latina, perdendo apenas para o brasil, o país possui 100,4 milhões de habitantes.
O rápido crescimento da população mexicana se deve á queda nas taxas de mortalidade e ao aumento nas taxas de natalidade, com isso quase a metade da população do país é jovem.
Atualmente, mais de 75% da população habita em áreas urbanas.

Aspectos Econômicos 

agricultura
 
No ano de 1917, ocorreu a reforma agrária mexicana que estava fundamentada na modificação da estrutura agrária, divisão dos territórios e economia agrícola. 
Aproximadamente 45% das terras foram vendidas para o uso privado, e o que restou ficou disponível como uma propiedade rural de uso coletivo, chamada de éjido, onde cada um era dividido entre 70 famílias.
O desenvolvimento agrícola é um dos objetivos do planejamento econômico do México, pois o governo visava adquirir um crescimento dos excedentes agrícolas exportáveis, e fazer do México um país auto-suficiente na produção alimentícia.
O cultivo do milho se destaca e é predominante, no entanto , outros cultivos são importantes como o algodão, trigo e cana-de-açúcar. 

pecuária No sul do Planalto Central está concentrado o rebanho de suínos, ovinos e bovinos. 

Recursos Minerais
O México se destaca por ser o primeiro maior produtor de prata do mundo. Além da prata, outros produtos também são destaques como o zinco, cobre, ferro, antimônio e o chumbo.
No litoral do golfo do México há enormes jazidas de petróleo e gás natural

indústrias O ramo industrial tem grande importância no México, pois colabora com 30% do PIB, e 17% da população economicamente ativa estão empregadas em um dos seus setores, que são: alimentícios, têxteis, automobilística, siderúrgica, metalúrgica, química e turismo. Os pólos industriais são: cidade do México, Monterrey, Guadalajara, Puebla e Veracruz.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados