Colégio Web

A Revolta Nika

1Também conhecido como Motins de Nika, a Revolta de Nika aconteceu em 532, na área da Constantinopla e perdurou por 7 dias. Recebeu essa nomenclatura em função de ter havido dúvidas sobre quem vencera uma corrida de cavalos em um hipódromo. Nika fora chamado o nome do animal que estava como favorito pelo povo da região. E que conquistou, por muito pouco, a disputa. Entretanto, o imperador Justiniano tinha outro cavalo candidato e declarou seu voto como se este animal tivesse vencido a corrida.

Publicidade

Os plebeus, revoltados com a decisão, se rebelaram e iniciaram discussões em todas as faixas sociais. Tal fato nunca havia acontecido e até mesmo a alta sociedade curiosamente se juntou à plebe.

O hipódromo acabou sendo o elemento que juntou diferentes grupos contra o poder de Justiniano. No dia a dia, a revolta não se materializou só por conta dos cavalos, mas por outros motivos que já vinham deixando muitos cidadãos indignados: muita fome, carga tributária fora do comum, problemas com moradia e vários outros aspectos que o governo do imperador deixava de lado.

A redução dos impostos era uma das lutas da população. Assim, os revoltosos foram imbatíveis no confronto com a guarda real e conseguiram, após muitos embates, eleger um novo imperador. Com o tom grave da revolta, Justiniano alegou que deixaria o trono, mas recebeu conselhos da esposa Teodora que afirmou: “ainda mesmo que a fuga seja a única salvação, não fugirei, pois aqueles que usam a coroa não devem sobreviver à sua perda. Se quiseres fugir, César, foge. Tens dinheiro, teus navios estão prontos e o mar aberto. Eu, porém, fico. Gosto desta velha máxima: a púrpura é uma bela mortalha”.

Diante da altivez da imperatriz, Justiniano resolveu encarar os revoltosos e delegou ao general Belisário que cercasse o hipódromo e matasse os revoltosos. Dando cumprimento ao que foi delegado, Belisário agiu de forma feroz com seus homens de guerra e matou quase 30.000 pessoas. Com a morte da oposição, Justiniano pôde estabelecer seu governo como um autocrata e manter os desmandos na região.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados