Colégio Web

Constituição da Água

Publicidade

Bem, água é formada de dois átomo de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O), formando assim, a molécula H2O. 

Mas não se pode esquecer que há dois tipos de água, a Salgada e a doce. A salgada ocupa 99% no total destas, sendo que a doce ocupa só 1% do espaço aquático no planeta Terra. 

O maior problema nisso tudo é que a maioria dos seres vivos necessitam de água doce para sua sobrevivência e esta está ficando cada vez em menor quantidade, sendo assim,se ninguém cuidar, a vida poderá se acabar, ou pelo menos diminuir. 

Poluição da Água

Dados da Associação Brasileira de Entidades do Meio ambiente (Abema) mostram que cerca de 80% dos esgotos do país não recebem nenhum tipo de ipedloucura8e são despejados diretamente em rios, mares, lagos e mananciais. De acordo com o Bird, os dejetos domésticos são responsáveis por 85% da poluição das águas, enquanto os industriais causam 15% da contaminação restante. 

A rede de esgoto instalada no país é muito pequena. Nos estados da Região Sudeste, que registra a maior taxa de serviços de saneamento, ela beneficia apenas 41% da população. Na Região Norte, que tem a menor porcentagem, atinge somente 5% dos habitantes. Além do esgoto doméstico e dos dejetos industriais, há outras importantes fontes de contaminação das águas. 

Os agrotóxicos utilizados nas lavouras acabam, por meio das chuvas, atingindo rios e lençóis freáticos. A falta de tratamento adequado e de emissários submarinos, aliada ao lixo jogado pelos banhistas, torna as praias impróprias para o banho. Mais recentemente, os rios e mares têm sido seriamente afetados por grandes desastres ambientais, como os ocorridos em 2000 na baía de Guanabara (RJ) e no rio Iguaçu (PR). 

De acordo com a Fundação Onda Azul, entre 35 e 40 mil t de mercúrio são lançadas por ano pelo garimpo nos rios da região amazônica, contaminando cerca de 10 mil pessoas. O mercúrio é um metal pesado e tóxico que se acumula no organismo, atacando principalmente o sistema nervoso central. Ele provoca também problemas respiratórios e infertilidade e pode levar à morte. A poluição das águas afeta diretamente a saúde da população, provocando doenças como diarréia, hepatite , febre tifóide, micose, otite, conjuntivite, alergias e parasitoses intestinais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados