Colégio Web

Dia dos Povos Indígenas – 9 de Agosto

No dia 09 de agosto é comemorado dia internacional dos povos indígenas.

O dia internacional dos povos indígenas nasceu de uma conquista dos próprios índios em reclamar seus direitos. Ultrapassando a marca de mais de 370 milhões em mais de 70 países, os índios foram pela primeira vez à sede da ONU (Organização das Nações Unidas) na Suíça para reclamar, ou melhor, expor seus direitos e impor respeito. O feito aconteceu no dia 09 de agosto de 1995.

Publicidade

Querendo melhores condições de vida, grupos indígenas se reuniram em Genebra, para reclamar seus direitos humanos, pois era o que eles não estavam vivendo há algum tempo.

Alguns pontos importantes discutidos no evento foram os impactos sofridos pelos aborígenes, a promoção da manutenção de sua cultura pelo mundo, patrimônio cultural e histórico.

A partir dessas discussões foi feita a declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O Brasil também esteve no debate representado por líderes de tribos e isso foi um fator determinante para deixar claras as necessidades dos índios brasileiros, além de exigir o respeito a suas culturas, diferentes costumes, idiomas e ideais.

O primeiro relatório emitido pela ONU confirmou o descaso que os índios sofriam, segundo as pesquisas eles eram 60 vezes mais vulneráveis a contrair doenças como a tuberculose.

Além disso, a estimativa de uma criança, por exemplo, era de até 20 anos bem menor do que uma criança não indígena independente da região que eles estejam, ou de sua origem.

Esse relatório feito em 2010 provou que os índios merecem respeito e dignidade.

O dia internacional dos povos indígenas não deve ser considerado somente uma celebração, mas reconhecido como um grande passo à dignidade e respeito.

Mesmo tendo 46 artigos destinados a esses direitos, eles parecem não ser cumpridos, e estão totalmente fora da realidade que eles vivem.

Se você se interessou e quiser ler o artigo da ONU sobre os índios pode baixar.  Direitos dos índios

Leia também: Índios Brasileiros

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados