Colégio Web

Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto

Conheça um pouco mais sobre esta data tão importante para os profissionais que retratam o cotidiano.

Publicidade

A data apontada como o Dia Mundial da Fotografia é estabelecida em 19 de agosto, uma data correspondente as apresentações formais da primeira técnica de fotografia executada de forma prática. O dia mundial de fotografia foi feito a partir de um anúncio oficial da invenção da fotografia a partir de uma iniciativa do governo francês.

dia-mundial-da-fotografia

As técnicas de fotografia existem há muito tempo, desde a Grécia antiga, onde existem relatos de câmaras escuras e suas reproduções de imagens, em contrapartida, foi somente a partir do ano de 1839 que a primeira câmera foi refinada e mostrada. A câmera foi chamada de daguerreotype, um nome que partiu do seu criador Louis-Jacques-Mandé Daguerre.

A primeira notícia divulgada e difundida sobre fotografia apareceu no jornal Gazette de France em janeiro de 1839 pouco antes do governo anunciar a descoberta de Daguerre. Existem, porém, diversas controvérsias dizendo que outros inventores acabaram criando fotografias, mas o anúncio da invenção de Daguerre é quem acaba por marcar o dia mundial da fotografia.

Qual a importância do Dia Mundial da Fotografia para a nossa cultura?

O profissional fotógrafo nada mais é do que a designação profissional para aquele que elabora diversos tipos de fotografias estáticas ou mesmo dinâmicas. Este é um termo diferenciado e que abrange muitas atividades profissionais em campos diversos, entre eles fotografias de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, aerofotografia, fotografia documental, fotografia panorâmica, entre uma série de outras coisas.

dia-mundial-da-fotografia-2

Aqui no Brasil a profissão não é regulamentada, em contrapartida, existem diversos esforços para que estes profissionais devido a sua alta carga cultural e contribuição para a sociedade sejam classificados como diplomados por escolas de nível superior no país. No exterior a profissão é reconhecida, e também é buscada a validação de diplomas de brasileiros desta forma.

As leis permitem que qualquer pessoa possa exercer a atividade de Fotógrafo, e geralmente isto é realizado por profissionais que são formados em cursos superiores. Existem muitas associações inclusive que estão envolvidas com o caráter cultural e representativo, apesar de não serem habilitadas para fiscalizar esta profissão.

No dia 8 de janeiro temos uma data comemorada no Brasil, o que corresponde ao dia que a nova tecnologia para fotografar foi trazida de forma oficial até o país. Este profissional é fundamental para a história e a cultura de qualquer civilização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados