Colégio Web

Dia dos Maçons – 20 agosto

Saiba mais sobre a importância desta data e algumas particularidades do Dia dos Maçons.

Publicidade

Temos a história da Maçonaria como um evento totalmente relacionado aos movimentos de libertação na América e no Brasil.

dia-dos-macons

A Maçonaria vem participando de diversos movimentos de libertação que existem no Brasil, como instituição e na maioria das vezes através de obreiros. Encontramos a marca de maçons desde a época da Inconfidência Mineira na chamada Revolução Pernambucana do ano de 1817, no período de Independência do Brasil, na chamada Confederação do Equador na Guerra dos Farrapos, em questões Religiosas e Abolição da Escravatura, bem como a Proclamação da República, entre muitos outros movimentos de cunho literário.

A maçonaria se trata de uma instituição iniciativa, educativa e progressista, proclamando a prevalência do espírito sobre a matéria, por meio de cumprimentos inflexíveis de dever, de prática desinteressada e investigação de forma constante da verdade. Os Maçons possuem como dever estudar por estarem em condições de investigar a verdade e aprofundar por completo os mistérios.

Curiosidades sobre as comemorações no Brasil

São muitos os mistérios que poderão envolver os maçons e os rituais de maçonaria inclusive. A partir disto, esta data poderá ser escolhida para celebrar o papel que este tipo de sociedade secreta teve para um dos melhores momentos históricos mais importantes do país, por exemplo, a independência do Brasil.

dia-dos-macons-2

Conforme dados divulgados pela maçonaria o dia 20 de agosto de 1822 foi que aconteceu uma sessão histórica entre Lojas de Maçonaria no Rio de Janeiro. Nesta situação houve um discurso de Gonçalves Ledo que foi emocionante e inspirador, pedindo pela independência do Brasil ainda durante aquele ano.

Esta foi uma ideia aprovada por todos os irmãos na reunião, e a data foi convertida para o calendário gregoriano, correspondendo ao dia 20 de agosto de 1822. Além disto, teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822.

Esta foi uma data promulgada e oficializada no artigo de número 179 na Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando assim o dia 20 de agosto, oficialmente o dia do Maçom Brasileiro.

Ser o Maçon, é viver na luz, conhecer e ainda defender toda a verdade, os princípios maçônicos e morais, sempre procurando combater vícios e se tornar uma pessoa virtuosa para que possa honrar toda a denominação de Maçom.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados