No mundo a televisão teve seu início no ano de 1926 onde o inglês John Logie Baird realizou uma série de transmissões. Aqui no Brasil, por sua vez, o primeiro canal a existir foi a TV Tupi, esta que foi inaugurada no ano de 1950 na então propriedade de Assis Chateaubriand. Em cores, a televisão apenas veio no ano de 1954 nos Estados Unidos, e acabou chegando no Brasil somente no ano de 1972.

dia-da-televisao

Muitas coisas mudaram a partir disto, conforme os últimos dados do IBGE temos números superiores a 100 milhões de aparelhos de tv nos lares brasileiros. Além disto, apenas 58% das casas possuem somente um televisor.

Até 2018 o Brasil inteiro terá uma implantação da TV digital, além disto o desligamento do sinal analógico começou a partir do Distrito Federal, e aos poucos se espalhou por todo o Brasil. Uma informação interessante é que por mais que os iPads cresçam em vendas, são os televisores que continuam seu reinado com o efeito de segunda tela. Em cada ano de copa do mundo, pelo menos 9 milhões de novos televisores são vendidos.

Por que comemorar o dia da televisão?

Sixties TV On Retro Desk

No Brasil o dia da televisão é comemorado em 11 de agosto. A partir de uma iniciativa do Papa Pio XII em criar um dia para a televisão, com a necessidade de se tratar de um veículo de comunicação de massas, o que seria importante ter a TV como um símbolo associado a um santo católico.

Este processo ocorreu desde que em uma determinada situação histórica, houve um milagre vivido por Santa Clara, e foi sugerido comemorar o dia da Televisão no dia de comemoração da morte da santa. Onde em determinada vez, ela esteve impossibilitada de assistir a missa matinal do dia de Natal e acabou ficando em seu quarto, de forma milagrosa, conta=se que ela conseguiu ouvir e assistir, de forma fisicamente inexplicável tudo o que se passava nesta missa.

Por este motivo, Santa Clara por muitos, é conhecida como a padroeira da televisão em diversos lugares no mundo. Santa Clara de Assis foi a responsável por fundar a ordem feminina franciscana e acabou falecendo no ano de 1253, sua data de morte é o registro do primeiro fenômeno “televisivo” da história que aconteceu como um mistério da fé divina.