Colégio Web

Hiatos

1Quando duas ou mais vogais de uma palavra estão juntas, denominamos esse fenômeno de encontro vocálico. Elas podem ser classificados de três diferentes maneiras: ditongo, tritongo e hiato.

Publicidade

O hiato acontece quando há duas vogais, juntas em uma mesma palavra mas em sílabas diferenciadas. Veja os exemplos abaixo:

SA-Ú-DE
PA-RA-Í-BA
SO-AR

É interessante observar que quando as vogais fazem parte da mesma sílaba, não ocorre um ditongo e sim a figura do hiato. Confira os exemplos: “sábia” e “sabiá”.

2Em “sá-bia” ocorre o encontro vocálico “ia”, tratando-se de um ditongo, já que as duas vogais estão sequenciadas na mesma sílaba. Já o vocábulo “sa-bi-á” possui encontro vocálico também no “iá”, mas trata-se de um hiato já que as vogais estão juntas mas são pertencentes a sílabas diferentes. Portanto, o hiato é a formação de duas vogais de sílabas diferentes, que atendem a seus respectivos núcleos. O ditongo pode, diferentemente, acontecer com vogal + semivogal ou semivogal + vogal. Já o tritongo, com semivogal + vogal + semivogal.

Observe a separação de “se-rei-a”: não ocorre tritongo em “eia”, pois as três vogais não são exclusivas de uma única sílaba. Neste caso, “ei” é um ditongo que decresce com vogal e semivogal. Em uma única sílaba. Já as duas vogais que compõem o “ia”, serão classificadas em hiato. Estão juntas, mas são de sílabas diferentes. É um tipo de hiato formado por semivogal e vogal, com ditongo decrescente. A regra prevalece.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados