Colégio Web

Dia de Páscoa

Cristianismo: Jesus

Publicidade

A Páscoa é uma data comemorativa muito importante para os cristãos. É nela que se comemora a Ressurreição de Cristo. A comemoração surgiu no tempo dos hebreus e o significado da palavra Páscoa é passagem, que está relacionada com a passagem de Cristo. Isso, na versão cristã. Por que também temos a Páscoa na versão judaica.

Essa celebração cristã ocorre depois de um período de quarenta dias, chamado de Quaresma, que começa a partir da Quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval. A Quaresma termina do Domingo de Ramos. E, no domingo seguinte, passa a ser comemorada a Páscoa. Ou seja, 46 dias depois da Quarta-feira de Cinzas

A Páscoa já era celebrada mesmo antes do nascimento de Jesus Cristo. É que o povo judeu comemorava esse momento como a época da libertação do jugo escravo do Egito que passou dos 400 anos de escravidão. Depois que nasceu, Jesus também comemorou a Páscoa a partir de algumas celebrações mostradas na própria escritura sagrada. A Bíblia sinaliza um desses momentos, quando aos 12 anos ele foi levado pelos pais em um espaço celebrativo da Páscoa. Na “Última Ceia”, Jesus também celebra o momento pascoal e comunga do corpo e sangue ali simbolizados pelo pão e pelo vinho.

Páscoa no judaísmo

Páscoa: Coelho e Ovos

No Judaísmo, a Páscoa também era chamada de Pessach. Os hebreus queriam celebrar o novo modo de vida estabelecido depois que foram libertos da escravidão egípcia. A libertação também coincidiu com a Primavera, que no mês hebraico era chamada de nissan. É como se correspondesse aos últimos dias de março e início de abril, até por volta da primeira quinzena. Na região do Mediterrâneo começava uma bela Primavera que era celebrada de forma muito eufórica. O cristianismo acabou mesclando suas tradições ao judaísmo no que diz respeito à comemoração dessa data. Não houve atritos, apenas especificidades em cada linha religiosa.

O povo judeu segue as tradições explicadas no livro bíblico de Êxodo. É que durante a passagem da Pessach, acaba acontecendo um jantar muito significativo em termos de comemoração. Ele é chamado “Sêder de Pessach”, com a reunião de todas as famílias. Nesse momento, o pão ázimo, as ervas finas e o vinho são servidos. O Pessach judeu é celebrado durante sete dias.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados