Colégio Web

Dia Mundial do Desenhista – 14 de abril

Saiba mais sobre esta data tão importante para os artistas.

Publicidade

Todas as pessoas do mundo, ao menos uma vez na vida foi desenhista. Estas são pessoas que adoram viver no risco, mas principalmente no risco sobre o risco, arriscando e vivendo por arriscar. Estes artistas se contentam em ter na mão apenas um papel e um lápis para que possam se sentir livres para criar, construindo verdadeiras obras de arte.

dia-mundial-do-desenhista

Independente de ser nas cavernas pré-históricas ou os primeiros rabiscos de uma criança, o desenho é uma das primeiras e mais importantes formas de comunicação do ser humano. Muitos possuem um grande talento e estilo, alguns se utilizam de matemática, de humor, e até mesmo a crítica. De nada importa, a comunicação é de fato imediata nos desenhos.

Aqui no Brasil, entre os desenhistas e artistas de destaque podemos citar Maurício de Souza, Ziraldo, além dos Irmãos Caruso, Ivan Reis, Carlos Saldanha, entre outros. Depois da grande tragédia do jornal francês Charles Hebdo estes profissionais ainda são mais lembrados.

Desenhar é muito mais do que colocar no papel ou na superfície uma ideia, esta é uma excelente forma de desenvolvimento humano, como forma de exprimir todos os sentimentos, ideias, passado, presente e futuro, tudo isto conta ainda com a possibilidade de desenvolver muitos valores e qualificações de utilização da nossa imaginação.

Origem da comemoração

dia-mundial-do-desenhista-2

A data é comemorada com o objetivo de homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam significativamente com seus traços e sua total criatividade. É fato que o desenhista, além de contar com uma boa técnica, precisa contar com um dom para desenhar, ou seja, entender os sentidos de perspectiva, de profundidade, ângulo, luz e sombra na hora de criar seus trabalhos.

Este profissional poderá atuar em muitas áreas que inclusive as ilustrações são voltadas para entretenimento, arte digital, ou mesmo desenhar por hobby. O Dia Mundial do Desenhista foi criado em uma homenagem ao aniversário de um dos desenhistas mais importantes de todos os tempos, Leonardo da Vinci que nasceu em abril de 1452 na Itália.

Esta foi uma data estabelecida pela primeira vez como comemorativa no ano de 2011 por uma iniciativa da Associação Internacional de Artes (IAA), esta que é a maior organização não governamental de artes visuais criada pela Unesco.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados