Colégio Web

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil – 2 de Abril

Publicidade

A literatura é a arte de escrever e expor as suas ideias de uma forma em que todos os leitores entendam o que foi lido pelo escritor.  Ela é a arte de transformar as palavras em poesia, em prosa e em verso, com uma linguagem simples ou rebuscada, a fim de proporcionar ao leitor uma viagem ao mundo desconhecido.

A literatura é tão importante que transforma a vida das pessoas, ela atua de forma direta em cada um de nós. Ela é muito ampla e sua história vem dos tempos mais remotos.

Literatura Livro Infanto-Juvenil

Não vem de muito tempo que os escritores perceberam que existia um mundo mais além, em que vários leitores mirins tinham interesse em viajar também. As crianças e jovens são leitores interessantes e que despertaram o interesse pela leitura desde cedo, desde que haja estímulo.

Com essa visão, os escritores passaram a escrever para esse público e precisavam fazê-lo de forma mais interessante e investigativa. Surge, então, em meados do século XX a literatura infanto-juvenil. Dessa forma, a concepção de literatura infanto-juvenil teve sua função na formação do processo de aprendizagem, possibilitando a mudanças dos padrões convencionais para padrões lúdicos e psicopedagógicos.

Esse ramo da literatura é dedicado a crianças e adolescentes, trazendo histórias fictícias com vários temas abordados e em vários estilos, como novelas, poemas, obras folclóricas e culturais. A idade do leitor influencia muito no momento da escolha do tema e os assuntos a serem abordados e a forma de se relatar. A literatura infantil é destinada a um público específico e bem exigente, portanto o conteúdo precisa ser de fácil entendimento e muito interessante, estimulando cada vez mais a criança.

Atualmente, a literatura é usada para entretenimento, lazer e aprendizado.  Quanto menor a criança, é preciso que o conteúdo seja menor com maior numero de figuras e imagens.  Já para os adolescentes, o que importa é o texto. É de grande importância que as crianças criem o hábito de ler, que se acostumem com o formato, a textura, o cheiro e o toque além de toda a magia que a leitura proporciona.

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil – 2 de abril

Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

A data de 2 de abril é comemorada como o dia Internacional do Livro Infanto-juvenil para homenagear o grande escritor Hans Christian Andersen, autor de vários livros infanto-juvenil como “O patinho feio”, “ O soldadinho de chumbo”, “A pequena sereia”, “A roupa nova do Imperador” e muitos outros contos de fadas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados