Colégio Web

Dia do Jornalismo – 7 de abril

Saiba um pouco mais sobre uma das profissões mais importantes do mundo, e o que significa comemorar o dia do Jornalismo.

Publicidade

Uma curiosidade bastante interessante e pontual é que o primeiro jornal brasileiro não era produzido no Brasil. O conhecido Correio Braziliense foi criado em junho de 1808 por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça em Londres. A circulação deste veículo de imprensa acabou se encerrando em dezembro de 1822.

dia-do-jornalismo

Todos os custos de produção dos primeiros jornais criados no Brasil eram muito altos, e a tiragem ocorria em poucos exemplares, pois a maior parte da população brasileira era considerada analfabeta. Levando isto em conta, os conteúdos dos jornais semanários tinham um caráter considerado predominantemente opinativo.

Levando isto em conta, a imprensa brasileira acabou passando a se desenvolver e se tornar muito mais popular com a abolição de escravos, e também os avanços de educação básica, além é claro do barateamento de custos de produção e a possibilidade de inserção das imagens em semanários, o que acabaram se tornando pouco a pouco periódicos.

O que é o Dia do Jornalismo?

O Dia do Jornalista é comemorado todo o dia 7 de abril, e foi determinado no ano de 1931, tudo isto ocorreu por uma decisão da Associação Brasileira de Imprensa a ABI, como uma homenagem ao médico Giovanni Battista Líbero Badaró, este que foi morto por inimigos políticos no ano de 1830.

Badaró era conhecido como um oposicionista ao imperador D. Pedro I e acabou sendo o criador do Observatório da Constituição. Este era um jornal que circulava de forma independente e que focava nos temas políticos, que até então eram censurados ou encobertos pelo monarca.

Badaró acabou se tornando um grande defensor da liberdade de imprensa e acabou morrendo em virtude das suas denúncias e sua total ideologia que contrariava por completo os homens de poder.

Office Supply

Office Supply

Sua morte alimentou mais ainda a crise que começava a surgir no Império de D. Pedro I, levando isto em conta, a revolta de todos os populares e políticos que vinham contra a repressão dos monarcas acabaram tornando a sua permanência de poder cada vez mais perigosa. Atos violentos aconteciam de forma frequente, e estes foram apenas alguns dos fatores que levaram a renúncia de D. Pedro na data de 07 de abril de 1831.

Esta é uma data brasileira em homenagem aos jornalistas, em contrapartida, outros dias homenageiam o profissional como 29 de janeiro que é a data de morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio, no dia 16 de fevereiro, que seria o Dia do Repórter, e no dia 03 de maio que é o Dia da Liberdade de Imprensa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados