Colégio Web

Dia do Índio – 19 de Abril

1

Publicidade

Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, ocasião em que foram discutidos assuntos referentes à qualidade de vida desse grupo social. Os próprios índios também foram convidados a participar do Congresso, mas como estavam acostumados a serem desrespeitados preferiram não participar. Mas, após alguns dias, entraram em um acordo e decidiram que iriam participar do Congresso, já que lá seriam discutidos problemas que diziam respeito a suas demandas. A data em que foi tomada esta decisão tão importante era 19 de abril de 1940, por isso este dia se tornou o Dia do Índio.

Em 1943, Getúlio Vargas, que era o atual presidente do Brasil, decretou que todo dia “19 de abril” seria comemorada essa importante data no Brasil. Nos países do continente americano a data também é 19 de abril. Entretanto, no restante do mundo o dia 9 de agosto é o que foi recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Tal orientação vigora desde 1995.

Cultura indígena

2

Por volta da segunda metade do século XIX e início do século XX muitos pesquisadores passaram a estudar a cultura indígena. São os chamados etnólogos. Etnos vem de povo. Esse estudo foi importante para que muitos aspectos da vida dos índios passassem a ser analisados por quem quer contar a história de tão importantes personagens para a nossa cultura. Com esses estudos, toda a população também passa a conhecer melhor dos donos da nossa terra e enfim começa a valorizá-los.

A decisão de Getúlio Vargas foi importante para o início da retomada desse respeito ao povo indígena. Em seu governo autoritário da ditadura do Estado Novo, o decreto que estabeleceu a comemoração foi o seguinte.

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeira Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o “Dia do Índio”,

DECRETA:

Art. 1º É considerada – “Dia do Índio” – a data de 19 de abril.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 2 de junho de 1943, 122º da Independência e 55º da República.”

A referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano é uma importante conexão que aponta a importância desse evento para as diferentes tribos em todo o mundo. Todo e qualquer brasileiro deve respeito à cultura indígena e precisa ser grato ao que tais moradores fizeram pelo país.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados