Colégio Web

Dia do Exército Brasileiro – 19 de abril

Data comemora esta importante instituição nacional.

Publicidade

Historicamente o exército brasileiro começou a partir da Independência do Brasil, em contrapartida, as mobilizações de brasileiros para a guerra existem desde o processo de colonização do Brasil, que aconteciam em meados de 1550 a 1610. Na era colonial na Batalha de Guararapes, os efetivos portugueses eram formados basicamente por brasileiros de todas as raças, por este motivo o dia 19 de abril de 1648 a data de primeira batalha é tida como o Aniversário do Exército Brasileiro.

dia-do-exercito-brasileiro

Esta é uma data de grande importância para os indivíduos que diariamente treinam e lutam para defender espaços e direitos de um país, e que são integrantes deste tipo de corporação. O Brasil conta atualmente com três forças armadas, estas que são responsáveis por defender o país, e o exército é uma delas, talvez a mais importante.

Qual a importância da comemoração do Dia do Exército Brasileiro?

Todas as tropas do exército acabam por praticar fortes treinamentos, como por exemplo o preparo para operar em diversos tipos de circunstâncias de guerra e conflitos de forma extrema. Estes são ainda os responsáveis por toda a segurança da pátria quanto as fronteiras, compartilhando este tipo de responsabilidade com os serviços de aeronáutica.

Os períodos entre 1808 até 1967 os responsáveis por todas as ações do exército era o chamado ministério da guerra. Já entre os anos de 1967 e 1999 o controle começou a ser realizado a partir do ministério do exército.

dia-do-exercito-brasileiro-2

Foi a partir deste ano que se criou o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, que acabou unindo todas as três forças armadas do país, o exército, a marinha e a aeronáutica. Estas tropas praticam treinamentos diversos e participam de campanhas sociais, levando alimentos e fazendo serviços de atendimento médico em localidades muito isoladas para quem não tem acesso a estes benefícios.

A data é comemorada devido a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa ter acontecido em 1648 onde todos treinavam e lutavam para defender seus espaços e direitos de um país.

Para fazer parte do exército é fundamental participar do alistamento militar que acontece anualmente. Este serviço é obrigatório para os rapazes que devem se alistar aos 18 anos de idade, existem oportunidades atualmente tanto para homens como para mulheres. Em contrapartida o alistamento apenas para os homens conta com obrigatoriedade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados