Colégio Web

Dia Nacional do Correio – 8 de abril

Data homenageia este importante serviço de comunicação

Publicidade

A história dos Correios no Brasil, muitas vezes se confunde com a transformação histórica do próprio país, o que é a razão onde os principais fatos estão ligados a implementação e ao aperfeiçoamento de serviços postais, fornecendo desta forma um panorama próprio de desenvolvimento da história do Brasil. Em vários séculos, o caminho dos Correios está ligado à evolução da administração pública e inclusive da tecnologia no nosso país.

dia-do-correio

Desde o começo dos serviços de postagem até os dias de hoje, os Correios são quem assumem o papel de aproximar pessoas e principalmente buscar um aperfeiçoamento de produtos e serviços que são oferecidos a uma sociedade por uma das instituições mais respeitadas do Brasil.

Os primeiros serviços postais no Brasil eram direcionados para Portugal e o assunto sempre era relacionado ao novo território. As cartas eram a única forma de comunicação de longa distância e foram muito utilizadas desde o começo da colonização dependendo é claro, da atuação de particulares.

A coroa portuguesa, porém, que estava interessada em controlar as informações sobre as riquezas coloniais, acabou proibindo a atuação do correio no interior do país a partir do ano de 1730 e estes fatos acabaram levando as experiências de criação de diversas linhas de transportes postais que são organizadas por representantes de estado português, mesmo que de uma forma mais rudimentar.

Sobre a atividade postal no Brasil e o Dia do Correio

dia-do-correio-2

Uma informação importante é que o ato de trocar as informações em forma de escrita possui datas de muitos séculos. Para comemorar esta data, o dia 8 de abril foi escolhido como o Dia do Correio.

No ano de 1931 acabou sendo instituída as atividades postais de forma regulares no Brasil, com a criação do que era chamado de Correios-Mores do Brasil. Antes do ano de 1929 houve a elaboração do Código Postal Universal, este que tinha como objetivo legislar e principalmente apresentar as soluções para problemas postais de forma moderno. Isto deu início a uma nova era na história dos correios, e então em 1931 foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos.

Atualmente, o dia dos Correios é datado em 25 de janeiro de todos os anos, onde é lembrada toda a trajetória desta empresa tão tradicional e importante para o Brasil, mas que principalmente fez mudanças significativas em toda a nossa sociedade como um todo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados