Busca Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Datas Comemorativas » Abril » Dia de Tiradentes – 21 de Abril
Postado em 21/04/2012 23:55, atualizado em 30/04/2013 21:04

Dia de Tiradentes – 21 de Abril

Por que 21 de abril é comemorado Dia de Tiradentes?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

tiradentes1

A data foi criada em homenagem a Joaquim Jose da Silva, e seu apelido tiradentes foi dado devido a sua profissão de dentista na época e também de soldado como integrante do movimento da Inconfidência Mineira.

Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos e de pai aos onze, sendo assim, criado na cidade de Vila Rica (Ouro Preto) por seu padrinho. A cidade que Tiradentes foi criado havia atividade de extração de ouro, e os mesmos eram comercializados pelos portugueses em países europeus sem qualquer autorização dos verdadeiros donos das terras

Na época em que estava acontecendo a escassez do ouro, muitos mineiros cessaram o pagamento do quinto. Mas o Rei de Portugal criou a “Derrama”, obrigando que fossem pagos todos os impostos atrasados.

Com toda esta situação, foi formado um grupo de revoltosos, e esta revolta ficou conhecida como a Inconfidência Mineira, que tinha como propósito, a independência de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes era um dos líderes desta revolta.

Quando a revolta dos mineradores foi descoberta pelo governador, a Derrama foi suspensa e foi ordenado que os líderes desta revolta fossem presos.

Leopoldino de Faria  "Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes"

Leopoldino de Faria “Resposta de Tiradentes à comutação da pena de morte dos Inconfidentes”

Durante 3 anos, Tiradentes ficou preso, até que no seu julgamento foi condenado a morte, todos os outros representantes que também estavam condenados, foram inocentados por Tiradentes.

desejo dos inconfidentes de derrubar o governo de Portugal fez com que o Imperador decretasse sua prisão, mas Tiradentes, não satisfeito com o ato se responsabilizou pelo movimento, e por causa disso, foi condenado à morte.
Capturado e levado em praça pública, foi torturado e exposto à população. E, em 21 de abril de 1792, foi levado à cadeia publica da região e após a leitura de condenação, foi enforcado.

Muitos anos após a morte de Tiradentes, ele foi reconhecido como um grande herói do início da história da Independência do Brasil. Hoje, sua história pode ser conferid no museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto.


Publicidade

Pela Web

Comentários