Colégio Web

Dia de São Jorge – 23 de abril

Conheça um pouco mais sobre este que é um dos santos mais populares

Publicidade

Foi durante o século III que Jorge de Anicii era um guerreiro da região da Capadócia, atual Turquia, e acabou sendo um soldado do exército do Imperador Diocleciano, este conhecido por perseguir diversos cristãos, filhos de pais cristãos, entre outras coisas. Jorge então se converteu ao cristianismo ainda criança.

dia-de-sao-jorge-2

Jorge se mudou para a Palestina com a sua mãe, após a morte de seu pai, e então entrou para o serviço militar romano e se destacou por sua coragem, por sua inteligência e sua força física principalmente. Em contrapartida, não aceitava o posicionamento anticristão do imperador Deocleciano, chegando até mesmo a afrontar de forma direta o Imperador, defendendo Jesus Cristo.

Após este evento, foi perseguido e preso, além de ameaçado para que renunciasse a sua fé e amor por Cristo, se negando de abdicar suas convicções, sendo assim degolado na Palestina no dia 23 de abril de 303 depois de Cristo.

São diversas as lendas que foram criadas nos feitos de São Jorge, entre elas a mais famosa acaba apontando seu duelo com um dragão, com o intuito de defender as vítimas dos seus ataques. Esta é uma cena que acaba compondo a imagem que representa o santo atualmente, onde vemos o mesmo montado sobre um cavalo branco, vestido com a sua armadura, segurando uma lança que atravessa o corpo do dragão.

Curiosidades sobre a data

dia-de-sao-jorge

O dia de São Jorge é comemorado no Brasil todo o dia 23 de abril, esta é uma data considerada como feriado estadual. São Jorge é conhecido por favorecer a todos os que recorrem durante batalhas, uma série de questões complicadas, perseguições e injustiças inclusive. Em religiões como o Candomblé e a Umbanda, ele é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado desta forma como defensor das almas contra as tentações, demônios e suspeitas de feitiço inclusive. É padroeiro da Inglaterra, Portugal, Catalunha, dos soldados, escoteiros, e até mesmo do time do Corínthians.

O culto ao santo chegou no Brasil a partir da colonização portuguesa. Nesta época, Dom João I acabou decretando de forma obrigatória a utilização da imagem de São Jorge em diversas procissões de Corpus Christi. Houve posteriormente uma reforma do calendário litúrgico, tornando assim opcional a observância da data.

Aqui no Brasil, ele conta com uma certa popularidade, e inclusive foi cantado por diversos artistas da música popular brasileira.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados