Colégio Web

Dia das Telecomunicações – 5 de abril

Saiba mais das origens de comemoração da data e algumas curiosidades

Publicidade

As telecomunicações nada mais são do que uma forma de estender o alcance normal de comunicação, a palavra comunicação está derivada do latim communicare, o que significa tornar algo comum, partilhar e conferenciar.

dia-das-telecomunicacoes-2

No dia 17 de maio, este foi eleito como o Dia Internacional das Telecomunicações, tudo porque a partir deste dia, no ano de 1865 foi fundada a União Telegráfica internacional, o que na década de 30 acabou se transformando na União Internacional das Telecomunicações, conhecida pela sigla UIT.

Tudo teria começado com o telégrafo, e evoluímos até a popularização da internet, onde a rede mundial de computadores faz do planeta um lugar literalmente sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É incrível ter amigos de diversas nacionalidades, e isto nunca é visto e nem experimentado em toda a nossa história da comunicação.

A partir disto a Assembléia Geral das Nações Unidas acabou decidindo adicionar o Dia Mundial da Sociedade da Informação, no ano de 2005, em uma data comemorativa de que já existia. Mas a primeira vez que a data foi comemorada em conjunto no mundo inteiro foi no dia 17 de maio de 2006.

A partir do Dia das Telecomunicações, existe também o dia da internet

Atualmente a internet é fundamental, e está associada de forma direta para este dia, uma razão que poderá acima de tudo levar as pessoas a chamarem a data de Dia da Internet ou o Dia Internacional da Internet.

Neste dia existe a procura por incentivar cada vez mais ações que chamem a atenção de pessoas para mudanças que acontecem com a internet e outras formas de telecomunicação, oferecendo tudo isto inclusive de forma sustentável, e gerando cada vez mais inclusão social de quem não possui acesso a este tipo de tecnologia.

A maior ideia discutida neste dia no mundo inteiro vem a partir da criação de iniciativas que possam principalmente acabar com a exclusão digital, e de quebra promover uma total segurança na internet, para a utilização de pessoas de todas as idades.

No mundo que vivemos a comunicação talvez seja a ferramenta mais importante para resolver uma série de problemas, por este motivo que o dia da comunicação é tão importante não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. A comunicação quebra barreiras em diversos sentidos, e por isso ela deve ser explorada sempre que houver a necessidade, e se possível diariamente.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados