Colégio Web

Dia da Mentira – 1º de Abril

Você sabe por que existe o dia da mentira? Descubra.

mentiras

Publicidade

 

O dia da mentira é uma data muito conhecida atualmente e que é aderida por muitos como forma de descontração. Mas, o que poucos sabem é a origem dessa data.

Essa história começa na França, onde o Rei, Carlos IX, no ano de 1564, decretou o dia 01 de Janeiro como data de comemoração ao ano novo, mas antes disso acontecer, a data era enviada em 24 de março e durava uma semana, indo até o dia 01 de abril.

Porém algumas pessoas que não concordavam com a mudança continuaram a comemorar o ano ano em Março, mas aqueles que gostaram da data de 01 de janeiro, como forma de gozação enviavam presentes na data antiga fazendo com que as pessoas ficassem confusas quanto a verdadeira data de ano novo, por isso, existe o dia da mentira.

Depois desse acontecimento, a data de ano novo continuou no mês Janeiro e o dia da mentira em Abril.

No Brasil, esse dia ficou conhecido primeiramente em Minas Gerais, no ano de 1828, onde um Jornal chamado de A Mentira começou a circular com a noticia da morte de Dom Pedro.

Literatura

Um dos personagens mais mentirosos da Literatura

Um dos personagens mais mentirosos da Literatura

Quem ouve a palavra mentira, já pode lembrar da história de Pinóquio, um boneco de madeira que tinha o sonho de ser um menino. Porém, quando ele mentia o seu nariz ficava grande e crescia a cada controvérsia.

A história foi escrita por Carlo Collodi em 1883 e desde então é uma das mais lidas que fala sobre a mentira.

Enfim, o dia da mentira foi criado para brincadeira, porém deve-se ter ponderação, porque a finalidade da data não é ofender, mas partilhar da tradição que vem de tanto tempo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados