Colégio Web

Onde acontece a vida no planeta Terra?

Publicidade

A biosfera é a parte da Terra onde se encontram os seres vivos. Ela compreende a superfície terrestre e a porção inferior da atmosfera e prolonga-se até o fundo dos oceanos. O estado da biosfera é fundamentalmente o estudo do seres vivos e sua distribuição pela superfície terrestre. A biosfera contém inúmeros ecossistemas (conjunto formado pelos animais e vegetais em harmonia com os outros elementos naturais).

A palavra bio significa vida, portanto biosfera significa esfera da vida.

Hábitat é o "lar" das plantas e dos animais.

Nicho é a função de uma planta ou de um animal no ecossistema. Os seres que vivem na superfície terrestre dependem uns dos outros e mantêm relação com as condições do ambiente. Com exceção do homem que consegue se fixar e viver em quase todos os lugares do planeta devido ao alto grau de adaptabilidade que lhe é natural, cada ser vivo tem um ambiente em que se adapta melhor quando à temperatura, à umidade, às condições do solo, etc. Esse ambiente ideal para cada ser vivo constitui o seu habitat.

Em todo e qualquer lugar/ambiente da biosfera, encontram-se componentes bióticos (organismos vivos) – plantas, animais, fungos e microorganismos – e componentes da natureza que são classificados como abióticos – o ar, a água, o solo e a radiação solar.

É grande a variedade de materiais que forma todas as coisas do ambiente e esses materiais podem ser encontrados na forma de gases, líquidos ou sólidos.

Esses fatores possibilitam que existam tantos ambientes diferentes e que neles se desenvolvam diversificados tipos de organismos.

Para facilitar o estudo, a biosfera foi dividida em três ambientes principais:

.a litosfera, ou crosta terrestre, que abrange a terra firme e é coberta pelo solo;

.a hidrosfera, formada por todas as águas (oceanos, mares, lagos, rios…) que cobrem três quartos da crosta terrestre (a superfície do planeta);

.a atmosfera, a camada de ar que envolve o planeta;

O biociclo é a divisão maior da biosfera, sendo formado por diversos ecossistemas. Os ecossistemas podem ser considerados como uma unidade natural formada por componentes vivos (organismos vegetais e animais) e não vivos (água, luminosidade, temperatura, umidade, salinidade etc.).

O biociclo terrestre refere-se a todos os ecossistemas de terra firme.

O biociclo aquático está dividido em:

biociclo de águas salgadas, dos mares e oceanos que compreende todos os ecossistemas marinhos, por isso é o maior biociclo do planeta.

– biociclo de águas doces, formado pelos ecossistemas dos rios, lagos, brejos, etc.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados