Colégio Web

O relevo e o solo na agricultura

Publicidade

O Relevo e a agricultura 

O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta.
Encontramos formas diversas de relevo: montanhas, planaltos, planícies, depressões, cordilheiras, morros, serras, vulcões, vales, abismos, etc.
Alguns lugares são mais favoráveis para a prática da agricultura. Outros, ao contrário, precisam de técnicas especiais para serem utilizados
como áreas agrícolas. As áreas mais planas são as mais favoráveis à agricultura. Nelas, é possível usar máquinas e tratores. Em terrenos mais baixos, como as planícies próximas aos rios, chamadas de várzeas, pode-se cultivar plantas adaptadas à grande quantidade de água.
Já as áreas montanhosas ou inclinadas dificultam a prática agrícola. É necessário fazer terraços ou degraus para plantar. Nessas áreas também pode-se plantar em curavas de nível. Esses sistemas evitam que as enxurradas destruam o solo. 

Plantação em várzea

  Plantação em curva de nível

 
O solo e agricultura
 

O solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais. As condições do solo são muito importantes
para a agricultura. Solos férteis têm grande quantidade de minerais e matéria orgânica. É o solo que fornece nutrientes para o desenvolvimento das plantas.
Existem solos de menor fertilidade, pois têm poucos nutrientes. Existem também solos estéreis, como o dos desertos, onde não é possível plantar sem adubação e irrigação.

A destruição dos solos
Os solos podem ser destruídos ou se tornarem sem fertilidade por vários motivos. Os principais são a erosão e o endurecimento do solo. 

A erosão
é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este actua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõe o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos dágua. Quando ocorre desmatamento em uma área, o solo fica mais exposto à erosão. 


Solo com sinais de erosão

O endurecimento do solo
A utilização de máquinas na agricultura, como tratores e colheitadeiras, provoca o endurecimento do solo. O solo fica difícil de ser preparado para o cultivo, pois não absorve água, tornando-se infértil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados