Colégio Web

O clima e a agricultura

Publicidade

As plantas e seus ambientes 

Na natureza, as plantas vivem em ambientes específicos. Como a Terra tem ambientes com temperaturas diferentes, também existem plantas diferentes, que se adaptam melhor a um ou a outro ambiente.
As plantas de lugares frios não se desenvolvem bem em lugares quentes, assim como as plantas de lugares quentes não se desenvolvem bem em lugares frios. As plantas de lugares úmidos não se desenvolvem bem em lugares secos; as plantas de lugares secos não se desenvolvem bem em lugares úmidos. Existem algumas plantas que conseguem se adaptar a todos os tipos de ambiente, como a soja. Existem também algumas plantas que, com o uso de modernas técnicas agrícolas, conseguem adaptar-se a ambientes diferentes daqueles de onde se originam.
A maioria das espécies de arroz é cultivada em áreas alagadas, mas já existem algumas variedades que podem ser plantadas em áreas secas e irrigadas. 

            cereja              caju                     arroz

   
O tempo 

O tempo é aquilo que podemos perceber quando observamos o que acontece ao longo de um dia: se está ensolarado ou nublado, se faz calor ou frio, se está chovendo ou ventando.
As condições do tempo são passageiras, pode chover pela manhã e fazer sol à tarde.
O tempo muda no decorrer do ano, de acordo com as estações. No verão, os dias costumam ser mais quentes, no inverno, mais frios. Existem ainda alguns meses que podem ser chuvosos e outros meses que podem ser mais secos, com pouca ou quase nenhuma chuva.

O clima

Os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera de um planeta. Na Terra, eventos comuns são vento, tempestade, chuva e neve, os quais ocorrem particularmente na troposfera, a parte mais baixa da atmosfera. O clima é guiado pela energia do sol, sendo que os fatores chave são temperatura, umidade, pressão atmosférica, nuvens e velocidade do vento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados