Colégio Web

Como é possível a vida no planeta Terra

Publicidade

A vida é possível devido à energia solar e aos componentes básicos encontrados na biosfera. 

A radiação solar se expande no espaço. Parte dessa energia e chega a Terra.

A luz e o calor do Sol que a Terra recebe garantem a energia necessária para processar a vida.

A parte da energia solar que chega a Terra mantém a temperatura no planeta.

A incidência dos raios solares é menor nas regiões de altas latitudes, próximos às regiões polares, e é maior nas proximidades do Equador.

A vida na Terra também é possível graças à água. O calor do Sol que chega em nosso planeta é suficiente para que ocorra o ciclo da água, nos diferentes estado físicos: sólido, liquido e gasoso.

O fato da água se encontrar, na natureza, em diferentes estados físicos permite que ela circule por todos os ambientes, e também participe de quase todos os processos da natureza.

Ciclo da água

1- A água dos lagos, rios e mares está no estado liquido.

2 – O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.

3 – Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo Sol e assim o ciclo da água continua. 

Dentro de um ecossistema, o solo é o elemento que desempenha a importante atividade de sustentar e alimentar os vegetais, além de funcionar como reservatório de água deste ecossistema. 

Até algum tempo atrás, a ciência considerava que o solo era constituído unicamente pelos elementos minerais e gasosos. Ou seja, um conjunto formado por partículas como argila, a areia, as pedras e os nutrientes, alem da água e do ar, que ocupam os espaços vazios, denominados poros. 

Atualmente já temos o entendimento de que o solo é, também, um sistema vivo, uma vez que contém em si uma imensa quantidade de formas de vida como: vírus, bactérias, fungos, algas, protozoários, etc. Isto sem considerar o imenso volume ocupado pelas raízes das plantas. 

Todos estes elementos, minerais e biológicos, encontram-se em profundo entendimento, numa intensa relação de trocas. O desenvolvimento dos organismos vivos, por exemplo, dependem da presença dos minerais, água e o ar do solo. De outro lado, a atividade dos organismos vivos promove um aumento da fertilidade do solo. Os Organismos produzem a matéria orgânica, ingrediente essencial para a saúde do solo. 

A matéria orgânica nada mais é do que o resíduo dos organismos vivos seja em forma de excrementos (ex. húmus de minhoca) ou dos restos de seus corpos (ex. folhas caídas e insetos mortos). 

Um solo com uma quantidade ideal de matéria orgânica faz com que o mesmo fique solto, com mais reserva de água e nutrientes, apresentando uma coloração escura, com um canteiro de horta.

figura da esquerda- solo descuidado, desequilibrado
figura da direita – solo protegido, em equilíbrio.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados