As informações levavam muito tempo para chegar ao seu destino. Mas, hoje, as enormes distâncias foram reduzidas e a comunicação a distância já pode ser realizada entre povos do mundo todo em questão de segundos. Graças ao desenvolvimento dos meios de comunicação, basta retirar o fone do gancho e fazer a ligação, ou sentar à frente de um computador e enviar a sua mensagem por e-mail, isto é, um correio eletrônico que envia e recebe informações de qualquer parte do planeta.

A internet
Com a internet você está conectado a todos os computadores do mundo, utilizando um computador ligado a uma linha telefônica. A internet é conhecida como a rede mundial de computadores. Você tem informações de qualquer lugar do mundo e pode até acessar a internet fazendo uso do telefone celular.

A aldeia global
Você já ouviu falar da história da viagem do homem há Lua?Ela foi transmitida pela televisão para milhares de pessoas. Isso só foi possível com a utilização de satélites que transmitiram as imagens para o mundo todo, ao vivo.
Graças aos satélites, podemos nos comunicar via telefone, fixo ou celular, com pessoas de qualquer lugar do mundo, assistir a programas de televisão exibidos em países distantes, enviar mensagens eletrônicas dos computadores pela internet, acessar sites de qualquer país e receber noticias de fatos do mundo no momento em que eles acontecem.
Por isso, a expressão aldeia global é muito utilizada nos dias de hoje.
Ela indica que todos os povos podem ter acesso aos bens e informações produzidos ao mundo todo.