Colégio Web

Os cometas

Publicidade

Os cometas são corpos celestes que giram em torno do Sol, eles também fazem parte do Sistema Solar.

Os cometas possuem um núcleo rochoso e gelado, que costuma medir alguns quilômetros. Em volta desse núcleo existe uma camada de gases. A cauda do cometa chega a medir milhares de quilômetros. Próximos ao Sol, os cometas atingem velocidades com cerca de 200 mil quilômetros por hora.

Na imagem abaixo temos o Cometa Halley, um dos mais famosos cometas: 

 
                        Cometa Halley

Meteoros, estrelas cadentes, meteoritos 

Os meteoros são blocos sólidos de rocha e metal, ou apenas de rocha, ou ainda apenas de metal. Eles têm tamanhos variados e giram em torno do Sol, eles também fazem parte do sistema solar.
Quando um meteoro passa muito perto da Terra, a força da gravidade do nosso planeta o atrai, desviando-o de sua órbita. Ao entrar em contato com a nossa atmosfera, o meteoro se queima, originando fragmentos brilhantes que á noite parecem estrelas que caem. São as estrelas cadentes.
Algumas vezes, acontece de o meteoro não se queimar totalmente ao entrar em contato com a nossa atmosfera. Em muitos casos, o bloco sólido incandescente atinge a superfície terrestre, podendo causar danos enormes, esses que blocos conseguem chegar até a superfície da Terra são chamados de meteoritos

A Força da Gravidade

A força da gravidade é a força que atrai todas as coisas para a Terra. É essa força que faz com que você fique preso no chão.

Todos os corpos celestes estão sujeitos a ela, pois todas as massas se atraem, e quanto maiores e mais próximas, maior é a força de atração.

É por isso que os nove planetas do Sistema Solar, além de milhões de asteróides, estrelas e outros corpos, giram ao redor do Sol: a força da gravidade dessa imensa estrela exerce uma atração tremenda.

Isaac Newton (1642-1727) era um cientista inglês, ele ampliou o conhecimento que os antigos tinham sobre a força da gravidade, ele desenvolveu estudos sobre o sistema solar, sistema no qual o Sol mantém os planetas e seus satélites, e outros astros, girando ao seu redor, atraídos por sua poderosa força gravitacional que atravessa o espaço. 

Quanto maior o astro (corpo celeste), maior é sua força da gravidade. É também a força da gravidade, que mantém seus satélites, corpos menores, girando ao seu redor. Por exemplo: é a força da gravidade da Terra que atravessa o espaço e mantém a Lua girando ao seu redor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados