A cidade é formada pelo centro e pelos bairros. Os bairros recebem nomes diferentes como: vila, jardim, parque.
O centro é normalmente a região onde há mais movimento na cidade, pois lá está grande parte dos estabelecimentos comerciais: supermercados, consultórios, médicos, restaurantes, lojas, bancos, escritórios, cinemas e muitos outros serviços.
Existem também mais carros, ônibus e pessoas que circulam por suas ruas.
Os bairros poderão ser predominantemente residenciais, comerciais ou industriais.
Em todos esses bairros existe, quase sempre, um pequeno comércio para poder atender às pessoas que neles moram ou trabalham.
Há bairros muito distantes do centro da cidade. Eles são chamados de periferia ou subúrbio.

Centro da Cidade do rio de Janeiro

A vida na sociedade

O desenvolvimento das cidades atraiu milhares de trabalhadores do campo para as cidades. Eles vieram para trabalhar nos comércios e nas fábricas, para freqüentar escolas e utilizar os serviços que a cidade oferece de melhor.
Assim, a população rural diminui e a população urbana aumenta rapidamente. Isso fez com que o espaço urbano crescesse, aumentando a quantidade de moradias, escolas, hospitais, lojas comerciais, vias de transporte e outros serviços públicos.