Colégio Web

Problemas do turismo

Publicidade

O verão e os problemas do turismo Litorâneo 

Quanto maior a beleza do local, mais as pessoas se interessarão a conhecer. Contudo o excesso de pessoas, principalmente no verão, aumenta a poluição, as praias tornam-se lotadas e sujas e diminui-se a sensação de lazer que as pessoas desejam. Com o tempo a praia aos poucos é abandonada piorando o comércio local. O saneamento básico é um dos principais problemas enfrentado pelas cidades litorâneas no Brasil. Várias correntes de esgoto são despejadas diariamente nas praias. Em épocas de chuvas, grande parte do lixo é levada em direção ao mar, aumentando a incidência de doenças nas pessoas e nos animais que vivem no local.
O lixo que os turistas deixam nas praias é uma grande causa da diminuição da vinda de turistas para as praias. Ninguém gosta de freqüentar um lugar sujo, que exala um cheiro ruim e que pode provocar doenças para eles devido a falta de educação dos freqüentadores. Depois que passam as temporadas de grande turismo, ficam vários tipos de lixo que não são dissolvidos pela natureza como copos de plástico, bitucas de cigarro, garrafas e etc.
Não são somente os turistas que prejudicam o ambiente, mas também as comunidades nativas, algumas pessoas ainda costumam levar seus cachorros para as praias, onde ali depositam suas necessidades. Um dos itens de classificação de uma praia em relação à poluição é a quantidade de clorofórmios fecais por 100 ml de água. Alguns pescadores locais, depois de pescarem, limpam os peixes na praia e deixam os restos inaproveitáveis lá mesmo, provocando um certo mau cheiro e sujeira no local "espantando" os turistas.
Certos programas do governo tentam prosperar como a "Operação Praia Limpa" onde existem orientadores que divulgam os problemas que o mal cuidado com a natureza produz, são distribuídos sacos de lixo para que o turista tenha aonde colocar seu lixo e são colocados monitores a cada quilômetro para fiscalização. Apesar disto, existem muitas pessoas que continuam desrespeitando o meio-ambiente, já que eles estão só de passagem por lá. Mesmo que seja o governo que cuide deste departamento, o turista e a população local devem conscientizar-se que a degradação do ambiente só prejudicará ele mesmo. 

A poluição das águas do mar
As águas do mar são poluídas por esgotos lançados diretamente no mar através de tubos, ou também por meio dos rios que carregam esse material.
Além disso, muitas embarcações que navegam no litoral deixam vazar óleo de seus motores, provocando a poluição das águas e a morte de peixes e outros animais. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados