Colégio Web

O açúcar foi trazido pelos Portugueses

Publicidade

No Brasil, há muitos canaviais 

O Brasil é hoje o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo. Seus produtos são largamente utilizados na produção de açúcar, álccol combustível e mais recentemente, bio-diesel.
A cana não é uma planta brasileira. Ela foi trazida de outras terras, há muitos e muitos anos. O termo engenho hoje em dia é usado para as propriedades que plantam cana-de-açúcar e a vendem, para ser processada nas usinas e transformadas em produtos derivados.

O cultivo da cana-de-açúcar é muito antigo

Os europeus vieram a conhecer a cana-de-açúcar na época de Alexandre o Grande, que em suas conquistas, por volta de 325 a.C., deparou-se com as populações hindus bebendo um tipo de garapa, extraída da cana-de-açúcar.
Foi por volta de 600 d.C. que também os persas descobriram como refinar o açúcar da cana, transformando-o num produto sólido, o açúcar propriamente dito, que podia ser armazenado e não fermentava. Assim, a cana ganhou um grande impulso comercial. Por volta de 3 mil anos atrás já havia plantações de cana na China e na Índia.
Em suas viagens, comerciantes daquelas regiões
levaram para a Europa açúcar da cana.
O doce sabor do açúcar conquistou os europeus.

A cana foi trazida ao Brasil pelos portugueses

Trazida pelos portugueses, a cana-de-açúcar aclimatou-se muito bem no Brasil e sustentada pelo trabalho escravo produzia com fartura o açúcar.
Na Europa, o açúcar tornou-se muito valioso e caro.
As pessoas ricas os usavam para adoçar
chás e outras bebidas, preparar doces
e até mesmo para temperar carnes e peixes.
Como o preço era alto, os pobres usavam mel.
Foi por essa razão que os portugueses
decidiram cultivar a cana no Brasil.


O mel era muito usado pelas pessoas mais pobres.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados