Colégio Web

Os recursos naturais

Publicidade

Os recursos naturais, como as plantas, o solo, a água, o ar, as rochas, e os minerais são utilizados por todos os seres vivos. Destes recursos naturais, alguns são renováveis, outros não. A palavra recurso significa algo a que se possa recorrer para a obtenção de alguma coisa.
O homem recorre aos recursos naturais, isto é, aqueles que estão na Natureza, para satisfazer suas necessidades.
No Ecossistema Planeta-Terra há uma troca constante de recursos naturais entre os seres vivos.
Os recursos naturais, após seu uso, podem ser renováveis, isto é, voltarem a ser disponíveis, ou não renováveis, isto é, nunca mais ficarem disponíveis.
A flora (vegetais) e a fauna (animais) são exemplos de recursos naturais renováveis: uma planta ou animal podem ser reproduzidos ,"teoricamente", de forma infinita, a partir de seus "pais".
Os minerais, como por exemplo, o minério de ferro, estão classificados de recursos naturais não renováveis, outro exemplo é o petróleo e, se são não renováveis é porque, após seu uso, um dia, irão se esgotar no Planeta. 


As pedras retiradas de uma pedreira não poderão ser repostas

A espécie humana é a que mais produz lixo. Esse lixo é dos mais variados tipos: os tóxicos, como as embalagens dos agrotóxicos; os contaminados de hospitais e os radioativos das usinas nucleares; os dejetos orgânicos, como a urina e as fezes; os restos em qualquer lugar estão usando o planeta terra como latões de lixo, e interferindo no delicado equilíbrio da natureza.
Para que esse equilíbrio não corra risco de ser alterado, é preciso tratar o lixo antes de devolvê-lo para o ambiente, ou seja, deixá-lo livre dos micróbios nocivos ou de substancias venenosas que podem afetar a vida na Terra.
Uma forma inteligente de cuidar dos nossos recursos naturais é fazer uso da reciclagem.
Isso significa que muitos materiais como os vidros, os metais, os plásticos, os papéis podem voltar às fábricas para serem reciclados e reutilizados.
Quando reciclamos papéis estamos deixando de cortar árvores, poupando água e energia elétrica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados