Colégio Web

Composição do ar

Publicidade

Ar é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra.
O ar seco é composto de nitrogênio, oxigênio e gás carbônico.
Todos esses gases são muito importantes para a vida na Terra. 

Nitrogênio
Está presente em todos os seres vivos. Sua obtenção se faz de forma diferente para os animais e vegetais.
Certas plantas, como as leguminosas (o feijão, a soja), por exemplo, possuem umas bolinhas aderidas às raízes.
São microorganismos que se juntam dessa forma e auxiliam a absorção do nitrogênio através das raízes.
Os animais obtêm o nitrogênio por meio de alimentação.

Gás carbônico
Os vegetais usam o gás carbônico existente no ar para produzir seu próprio alimento. É a fotossíntese. Durante esse processo, os vegetais também produzem o oxigênio, que é eliminado para o ambiente.

Oxigênio
É essencial à respiração da maioria dos seres vivos.
Dentro dos organismos, o oxigênio é responsável pela queima dos alimentos para liberar energia. Sem o oxigênio não haveria vida na terra.
Além disso, sem o oxigênio não haveria fogo. É só na presença desse gás que ocorrem as queimas. 

O fogo 

O fogo tem fascinado a humanidade durante milhares de anos.
Foi a maior conquista do homem pré-histórico. O fogo serviu como proteção aos primeiros homens, afastando os animais selvagens. Depois, o fogo começou a ser empregado na caça, usando tochas para assustar a presa. No inverno e em épocas geladas, o fogo protegeu o ser humano do frio mortal. O ser humano pré-histórico também aprendeu a cozinhar os alimentos em fogueiras, tornando-os mais saborosos e saudáveis, pois o calor matava as muitas bactérias existentes na carne.
O fogo também foi o maior responsável pela sobrevivência do ser humano e pelo grau de desenvolvimento da humanidade, apesar de que, durante muitos períodos da história, o fogo foi usado no desenvolvimento e criação de armas e como força destrutiva.
Na Idade Média, acreditavam que o fogo tinha propriedades de transformação da matéria alterando determinadas propriedades químicas das substâncias, como a transformação de um minério sem valor em ouro.

Veja alguns conselhos:

– Ao usar o fogão a gás, daqueles acesos com fósforo, primeiro é preciso riscar o fósforo para depois ligar o gás.Caso contrário, podemos haver uma explosão.
– Coloque os cabos das panelas de tal forma, que evite esbarrar neles.
– Cuidado com os vapores que saem das panelas que estão fervendo. Eles são muito quentes e podem provocar queimaduras sérias.
– Ao lidar com o fogo, mantenha a garrafa de álcool, mesmo que esteja vazia, bem longe. O álcool é uma substância que pega fogo facilmente e o vapor que está nas garrafas vazias pode explodir.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados