A respiração é a função mediante a qual as células vivas do corpo tomam oxigênio (O2) e eliminam o bióxido de carbono (CO2).
É um intercâmbio gasoso (O2 e CO2) entre o ar da atmosfera e o organismo. A respiração é uma função importante para os seres vivos.
Respirar significa usar o oxigênio do ar para produzir energia, processo em que ocorre a liberação de gás carbônico, condição essencial para a sobrevivência do organismo.

Como os animais respiram 

Existem muitas formas de respiração nos animais. Conheça algumas delas: 

Respiração pulmonar
É a respiração realizada por meio de pulmões. Ocorre nos mamíferos, nas aves, nos répteis e nos anfíbios adultos.
Os pulmões encontram-se dentro do corpo desses animais e funcionam como sacos que se enchem de ar.
A espécie humana pertence à classe dos mamíferos, portanto apresenta respiração pulmonar.
O ar entra pelas narinas ou pela boca e chega aos pulmões. É aí que ocorrem as trocas dos gases, ou seja, o sangue recebe o oxigênio que será levado a todas as partes do corpo, deixando o gás carbônico que será eliminado. 

Respiração branquial. Brânquias: estruturas respiratórias presentes em animais aquáticos.
A respiração branquial é mais complexa que os outros tipos de respiração porque o oxigênio encontra-se dissolvido no meio aquático.
Os peixes conseguem retirar o oxigênio que está misturado na água porque respiram através de brânquias. A água penetra através da boca e passa pelas brânquias onde o oxigênio é absorvido pelos vasos sangüíneos. As brânquias são também chamadas de guelras, Esse tipo de respiração é denominada respiração branquial. São encontradas nos peixes, anfíbios jovens (girinos) e em alguns outros animais aquáticos.

Respiração traqueal
Traquéias: conjunto de tubos que comunicam o meio exterior aos tecidos corporais permitindo a troca de gases.
Quanto mais internas, menor o calibre e mais ramificadas.
Partem da superfície do corpo através de aberturas chamadas espiráculos e estigmas.
As traquéias são estruturas respiratórias anatomicamente mais simples e exclusivas dos Artrópodes que incluem os insetos, aracnídeos, crustáceos.