O solo nada mais é do que o resultado da ação conjunta de agentes externos (como chuva, vento, umidade etc.) sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica.
Sem a presença de matéria orgânica não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não consolidados.
O solo pode ser compreendido como conseqüência da ação do tempo, dos vegetais e animais, do clima e da rocha. Estes fatores são chamados de agentes formadores do solo. O tempo determina a maturidade do processo de formação do solo, dividindo os solos em jovens e maduros, dependendo da intensidade da atuação.
Você sabe que as plantas não saem de seus lugares para procurar alimentos.
Algumas substâncias que elas precisam são retiradas do solo.
Então, dizemos que o solo é local rico em substâncias que as plantas precisam para viver.
O solo também é formado pela decomposição das rochas que vulgarmente chamamos de pedras.

O uso do solo pelo homem

Há muito tempo, o homem tem considerado o solo como uma fonte de riqueza, pois é dele que retira a sua alimentação.
Se voltarmos um pouco na história, veremos que, a princípios, os homens se contentavam em cultivar apenas os vegetais que lhes serviam de alimentos. Mas com o passar do tempo, começaram a plantar o linho e o cânhamo, vegetais que produzem fibras com os quais faziam os tecidos.

As maquinas modificaram completamente o trabalho com a terra.
Com a invenção dos tratores, dos arados e das máquinas elétricas de corte, o homem encontrou mais facilidade para plantar e desmatar.

O desgaste do soloErosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva,
pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material
no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõe o solo. Estes são transportados para as partes mais baixas
dos relevos e em geral vão assorear cursos d água.
A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo.
Devem ser adaptadas práticas de conservação de solo para minimizar o problema.
Em solos cobertos por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente,
mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos.
O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa
o solo exposto, então, a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.