Colégio Web

A água

Publicidade

Onde existe água 

É uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calotas polares, mas também em outros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo. A fórmula química da água é H2O.
Abaixo na superfície da terra, no subsolo, existem grandes reservatórios de água que podemos utilizar se cavarmos os poços. Esses reservatórios são chamados lençóis d’água. 

Onde mais podemos encontrar água 

As pessoas, os animais e as plantas são compostos por uma grande quantidade de água.
Nosso corpo, por exemplo, contém muita água. Assim, se uma criança pesa 30 kg, cerca de 18 kg são de água. Num adulto de 70 kg, aproximadamente 42 kg são de água.
Grande parte da água que está em nosso corpo é eliminada, principalmente, na urina e no suor. Por esse motivo, precisamos beber água para repor o que perdemos.


Água na atmosfera 

A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas – mares, rios e lagos; em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares (água salgada), nos rios e lagos (água doce) e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos em estado líquido. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água se precipita em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados